Com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional e valorizar as diversas formas de inserir a imagem no cotidiano das pessoas, o festival ‘photothings’ é dedicado aos artistas visuais que tenham a fotografia como suporte para o seu trabalho.
Pensando na responsabilidade em se ter uma equipe mais diversa, está reunido nesse ano a Luciara Ribeiro, Renata Felinto, André Pitol, Deri Andrade, Tiago Santana e Nego Júnior para integrar a equipe do Festival, e potencializar as atividades com olhares direcionados a cultura preta e periférica. É a primeira vez que estes profissionais, da fotografia e das artes, trabalham juntos e enriquecem o time de um projeto de fotografia.
Notícias Relacionadas
Para o fotógrafo e participante dos Diálogos Phothothings, Nego Júnior, é de extrema importância que as estruturas se preocupem e possibilitem que negros alcancem estes espaços. “A presença de gente preta no Photothings traz novos olhares e consequentemente abordagens inéditas, não está próximo do ideal, mas se mostra acurado ao assunto”, disse.
Idealizado pela curadora e pesquisadora de fotografia Marly Porto, o Photothings tem por missão trazer oportunidades para os artistas sem representação comercial apresentarem seus trabalhos diretamente ao público, conectando artistas e público num local onde a imagem possa se mostrar e ser vista.
As inscrições para os fotógrafos interessados estão abertas até o dia 21 de março. Eles devem enviar um ensaio fotográfico, formados por no mínimo seis e no máximo 12 imagens. Os ensaios submetidos, por meio de inscrição online e gratuita, não precisam ser inéditos. As fotografias, quando reunidas, precisam estabelecer um diálogo, criar uma narrativa, expressar o sentimento do candidato sobre o tema de sua escolha.
Link para inscrição e outras informações aqui.
O júri formado por representantes da classe artística nacional e internacional selecionará 20 ensaios fotográficos que serão expostos em uma exposição virtual, desenvolvida pela artista Luisa Puterman. Com lançamento previsto para o dia 27 de abril, a exposição poderá ser vista no site e redes sociais do festival photothings e na galeria virtual do Metrô de São Paulo, empresa que apoia o projeto.
Entre os 20 artistas selecionados, 10 serão contemplados com a produção de um fotolivro autoral, produzido pela Porto de Cultura, editado pela Grão Editora e impresso na Ipsis Pro. E ainda uma caixa portfólio, 100% artesanal, contendo ampliações fotográficas de seu trabalho, impressas com tinta de pigmento natural sobre papel Hahnemühle Photo Rag 308 gsm.