Mundo Negro

Prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-Racial celebra iniciativas de inclusão em São Paulo

Por Daniela Gomes

No último dia 27 de novembro, o prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-Racial celebrou a luta por inclusão da população negra no ambiente corporativo e no empreendedorismo. Durante cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo, a premiação, que é uma iniciativa da Empregueafro – Consultoria em Diversidade, condecorou personalidades que dedicam suas vidas e carreiras à promoção da diversidade como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Notícias Relacionadas


Dentre os contemplados por suas ações em prol da inclusão da população negra, foram selecionadas entidades públicas como a Prefeitura de São Paulo, foi representada pelo secretário municipal da Igualdade Racial, Maurício Pestana, e pessoas que trabalham em grandes corporações que investem em programas de diversidade como Adriana Ferreira, líder de diversidade da IBM, a executiva Lisiane Lemos da Microsoft, a gerente de Responsabilidade Social e Diversidade, Karina Chaves do grupo Carrefour, o bancário Ednilson Martins e o especialista em diversidade Adriano Bandini do Citibank. Além disso, a premiação contou ainda com empreendedores negros, como Michelle Fernandes, da Boutique de Krioula, Ana Paula da Xongani Arte com Tecidos e Sérgio All, Fernanda Ribeiro e Marcio Valêncio da rede Afrobusiness, além de ativistas, escritores, jornalistas, líderes religiosos entre outros.

Com falas carregadas de emoção, cada um dos contemplados lembrou a importância de uma premiação como essa, não apenas em suas carreiras, mas também e principalmente como conquista pessoal que reflete na realidade de toda a população afro-brasileira. Entre os discursos que se destacaram estiveram a fala da líder da Aliança de Negros e Negras Evangélicas do Brasil, pastora Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva, que ressaltou a importância de lutarmos contra o racismo religioso e por mais respeito às religiões de matriz africana. A sacerdotisa pediu ainda um minuto de silêncio pelo ataque sofrido pelo terreiro da Mãe Baiana, na noite anterior. A comoção também esteve presente no discurso de Adriana Ferreira, que lembrou a luta por igualdade profissional para mulheres e para a comunidade LGBT e de Reinaldo Bulgarelli, consultor de diversidade que acompanhado do neto, falou da esperança de que o mesmo possa viver em um mundo mais justo.

Lista de Premiados:

Prefeito Fernando Haddad – representado pelo Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Fernando Pestana.

Paulo Reis – Vereador

Antonio Donato – Vereador

Adriana Ferreira – Líder de Diversidade – IBM

Adriano Bandini e Ednilson Martiniano – Citibank.

Alberto Pinto – Rio 2016

Ana Paula Xongani – Xongani, Arte com Tecidos

Cristina Fernandes – White Martins

Daniela Zeidan – Executiva de Negócios e Pastora

Durval Arantes – Escritor, empreendedor e tradutor

Eliane Serafim – Terapeuta Capilar e Idealizadora do Encrespa Geral

Karina Chaves – Gerente de Responsabilidade Social e Diversidade – Carrefour

Lisiane Lemos – Executiva na Microsoft

Michelle Fernandes – Boutique de Krioula

Paulo Pianez – Diretor do Instituto Carrefour

Reinaldo Bulgarelli – Consultor de Diversidade

Rodrigo Faustino – Ebony English

Sérgio All, Fernanda Ribeiro e Marcio Valencio – Rede Afrobusiness.

Silvia Nascimento – Jornalista

Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva – Presidente da ANNEB

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile