Mundo Negro

Por que falar sobre salário é sempre um tabu?

Foto: Getty Images.

Por Kelly Baptista

Falar sobre salário é considerado um tabu no Brasil e em muitas culturas e ambientes de trabalho por várias razões, dificilmente alguém compartilha qual o valor do seu salário, quanto foi seu aumento e quanto recebeu de bônus.

Notícias Relacionadas


Algumas das razões mais comuns incluem:

  1. Privacidade: Muitas pessoas consideram seu salário uma informação pessoal e privada, e podem se sentir desconfortáveis compartilhando essa informação com outras pessoas.
  2. Competição: Discutir salários pode levar a comparações e competição entre colegas de trabalho, o que pode criar um ambiente de trabalho negativo e prejudicar a colaboração.
  3. Desigualdades salariais: A discussão de salários pode revelar desigualdades salariais entre funcionários com cargos e responsabilidades semelhantes, o que pode levar a tensões e conflitos no local de trabalho.
  4. Insegurança: Alguns funcionários podem se sentir inseguros ou preocupados com a possibilidade de serem mal vistos pelos colegas ou pela gerência se compartilharem informações sobre seus salários.
  5. Normas culturais: Em algumas culturas, discutir dinheiro e salários é considerado rude ou inapropriado, o que pode contribuir para o tabu em torno do assunto.

Apesar dessas razões, falar sobre salários pode ser benéfico em alguns casos, como ajudar a identificar e combater disparidades salariais e promover a transparência no local de trabalho. No entanto, é importante abordar o assunto com sensibilidade e respeito às preferências e limites dos outros.

E não falar, pode ser muito prejudicial, principalmente para recém formados, negros, indígenas e mulheres. Como saber se seu salário está desvalorizado em relação aos demais profissionais ou se está na hora de buscar um aumento se a pessoa não faz ideia de até onde pode chegar? 

Segundo o IBGE, em 2020 a população ocupada branca recebia rendimento-hora superior à população de cor ou raça preta ou parda qualquer que fosse o nível de instrução. A maior diferença é na categoria superior completo, R $33,80 contra R $23,40, ou seja, 44,2% acima. Em média, a população branca ganha 69,5% a mais do que a negra.

É importante promover ambientes de trabalho inclusivos e justos, onde todos se sintam confortáveis para discutir questões relacionadas a salários e remuneração. A transparência e a comunicação aberta podem ajudar a combater as desigualdades salariais e a discriminação no local de trabalho, já que para nós  pessoas negras enfrentar desigualdades salariais em comparação com pessoas nao negras, pode levar a sentimentos de injustiça ou discriminação racial.

 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile