Nas últimas horas a participante do BBB 2020 Ivy Moraes revoltou a comunidade negra ao questionar em rede nacional “quem penteia o cabelo com um trem desse?” ao se referir ao pente-garfo usado por Babu Santana, um dos dois únicos negros na casa mais vigiada do Brasil, levando outros participantes ao riso:
Essa é uma das tentativas mais comuns de velar o racismo na sociedade: por meio da piada, o que chamamos de Racismo Recreativo. É quando colocam a pessoa negra na posição de depreciação, de chacota, apenas por ser quem é, por ter o cabelo que tem ou simplesmente por usar um pente-garfo – grande aliado dos nossos belos cabelos-afro – que naturalmente é desconhecido por grande parte das pessoas que não o utilizam no cotidiano.
Notícias Relacionadas
Historicamente o pente-garfo tem origem Africana datada em mais de 6 mil anos A.C. Desde África, o cabelo-afro traz consigo muito mais do que estética. Traz uma história de resistência, simbologia e alguns penteados feitos com esse objeto podiam indicar religião, classe social, estado civil, identidade étnica e até detalhes sobre a vida pessoal.
Piada que ofende pessoas negras não é piada. É racismo, como bem destacado pelo Prof. Dr. Adilson Moreira em seu livro Racismo Recreativo:
“O humor racista é um tipo de discurso de ódio, é um tipo de mensagem que comunica desprezo, que comunica condescendência por minorias raciais.”
E respondendo à pergunta de Ivy, mais de 100 milhões de brasileiros – que são negros – podem usar o pente-garfo se assim quiserem.
Após o episódio, se iniciou um movimento nas Redes Sociais em repúdio à fala racista da participante:
https://twitter.com/franca_rodrigo/status/1239228250842451969
SE TU QUER SABER QUEM PENTEIA O CABELO COM ESSE TREM TÁ AÍ A RESPOSTA PRA BONITA OU QUER QUE EU DESENHE pic.twitter.com/itdb0XbY2g
— RÍZIA CERQUEIRA (@rizia_cerqueira) March 15, 2020