Mundo Negro

“Pardo ou preto?” Sexta Black trouxe Pastor Henrique Vieira em debate sobre o que é ser ‘pardo’

Pastor Henrique Vieira

A “Sexta Black” dessa sexta-feira (11), apresentado pela jornalista e empresária Luana Génot, trouxe um debate com o Pastor Henrique Vieira e Frei David sobre “O que é ser pardo”.

Sexta black é um projeto do GNT com conversas sobre questões de cor, pertencimento, trajetória e raça. Com direção de Shirlene Paixão e Jorge Espírito Santo, o programa vai ao ar todas as sextas às 12h, no YouTube do GNT.

Notícias Relacionadas


“Eu entendo que essa é uma descoberta na minha vida. Não foi fácil. Os códigos da sociedade não me deram isso. Eu tenho uma mãe branca e um pai negro de pele retinta. Diante do imaginário da sociedade eu sempre – especialmente na minha infância – quis me identificar mais com a minha mãe, fisicamente, do que com meu pai”, comentou o pastor.

“É uma descoberta ser negro. Compreendendo que no Brasil, quanto mais retinta a cor da pele, maior a incidência da violência do racismo. Eu me declaro negro, de pele não retinta. E isso para mim foi uma conquista”, finaliza ele, referindo-se ao nome ‘pardo’.

Já o frei David, em um dos seus complementos sobre o assunto, falou que  “O termo pardo é uma invenção do IBGE. Não é uma invenção da comunidade afrobrasileira. Nós até aceitamos, desde que ao colocar ‘preto’ e ‘pardo’, se conclua em todos os textos dizendo que a soma de ‘pretos’ e ‘pardos’ dá negro”. 

A conversa ficou salva no youtube da GNT com o tema “Pardo ou preto? Colorismo, limbo racial e religião com Pastor Henrique e Luana Génot | Sexta Black”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile