Mundo Negro

Parceria Globo e Coca-Cola: Papai Noel Negro do especial de Natal entrou para história da TV

Milton Gonçalves e Zezé Motta são Orlando e Neusa no especial de Natal 'Juntos a Magia Acontece' — Foto: Estevam Avellar/Globo

Juntos a Magia Acontece”, especial de Natal de 2019 da Globo foi a primeira parceria da emissora com uma marca, no caso a  Coca-Cola, para a produção de um programa de televisão. O especial de grande sucesso de público e critica, trouxe uma família negra e um Papai Noel negro para TV, com muita poesia e representatividade sendo a assistido por mais de 28,8 milhões de pessoas.

A história dessa parceria de sucesso  foi um dos temas da noite do primeiro dia do Afro Presença, evento focado na inclusão de pessoas é fruto da parceria do Pacto Global da ONU e Ministério Público do Trabalho. Participaram do painel Beatriz Azeredo, Diretora de Valor Social da Globo, Anamarina Abrantes, Gerente de Marketing de Coca-Cola e Líder do Comitê Racial Blacks at Coke, Camila Pitanga, Atriz, Cleissa Martins, Roteirista e Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.

Notícias Relacionadas


O especial de natalino que teve enredo escrito por Cleissa Martins, conta a história da família Santos. Neuza (Zezé Motta) é a matriarca, que morre às vésperas do Natal, deixando as relações desestruturadas. O marido, Orlando (Milton Gonçalves), fica sem chão; a filha, Vera (Camila Pitanga), se vê sobrecarregada; o filho, André (Fabrício Boliveira), retorna à casa depois de um grande período ausente e Jorge (Luciano Quirino), marido de Vera, está atualmente desempregado. Letícia (Gabriely Mota), a netinha de 9 anos, está diante dos questionamentos típicos sobre a existência do Papai Noel.

“Esse projeto me arrepia pessoalmente. Foi aquele momento que juntei minha família para gente se emocionar e foi emocionante ter se visto nessa história contada em primeira pessoa de uma forma super representativa e com a narrativa certa”,   detalha Anamarina Abrantes, da Coca-cola . Ela ainda disse que a marca de bebidas foi a responsável pela figura estética do velhinho de pele e barba brancas como a imagem do Papai Noel e que agora é o momento de ressignificar isso. Em termos de negócios a parceria foi uma forma desruptiva de mostrar conteúdo fora do estilo tradicional da publicidade.

Ana ainda citou uma pesquisa do Google e Ipsos que diz que consumidores só enxergam a marca como inclusiva, quando ela representa a diversidade do dia a dia delas. “Esse especial possibilitou que marca fosse inclusiva e isso também impactou nos negócios. Quando os consumidores enxergam a diversidade, eles são mais propensos a comprar essa marca”.

A autora do especial Clessia Regina Martins falou sobre a experiência desse trabalho de autoria sua e de massiva representatividade negra. “Não tinha como existir esse especial sem ter sido feito por pessoas negras ou interpretado por pessoas negras. Na dramaturgia a gente diz que as histórias que a gente vê na cinema, na TV e no teatro, todas já existem e que são uma repetição, mas eu acredito que têm histórias que ainda não foram contadas, porque a gente não representou algumas pessoas e alguns grupos”.

“Não sejamos ingênuos , o projeto também foi uma estratégia comercial , mas calcada em em ações afirmativas , em um projeto genuíno e é esse tipo de aliança que acreditamos para o mundo e para o Brasil. Acho que a melhor forma da gente se contrapor a esse histórico racializado ,de tanta dor e desconforto é entender que branquitude e pretitude têm que andar juntos”, refletiu a Camila Pitanga.

“Essa parceria com a Coca-Cola mostra essa agenda contemporânea da Globo. Esse momento que a gente está vivendo tem um protagonismo das empresas, mas tem principalmente da sociedade que está em movimento”, comentou Beatriz da Globo.

Anamaria da Coca- Cola trouxe alguns dados sobre negros na publicidade onde uma pesquisa aponta que 68% da população negra não se enxergam na publicidade. “Hoje a gente vê mais mulheres negras nas peças de mídia, mas elas não são protagonistas. Agora a gente precisa trazer a narrativa certa e pautar no protagonismo” e acrescentou ”nada sobre nós, sem nós”.  

O Afro Presença acontece até o dia 2 de outubro e é 100% online e gratuito
 Acesse www.afropresenca.com.br

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile