“Juntos a Magia Acontece”, especial de Natal de 2019 da Globo foi a primeira parceria da emissora com uma marca, no caso a Coca-Cola, para a produção de um programa de televisão. O especial de grande sucesso de público e critica, trouxe uma família negra e um Papai Noel negro para TV, com muita poesia e representatividade sendo a assistido por mais de 28,8 milhões de pessoas.
A história dessa parceria de sucesso foi um dos temas da noite do primeiro dia do Afro Presença, evento focado na inclusão de pessoas é fruto da parceria do Pacto Global da ONU e Ministério Público do Trabalho. Participaram do painel Beatriz Azeredo, Diretora de Valor Social da Globo, Anamarina Abrantes, Gerente de Marketing de Coca-Cola e Líder do Comitê Racial Blacks at Coke, Camila Pitanga, Atriz, Cleissa Martins, Roteirista e Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.
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O especial de natalino que teve enredo escrito por Cleissa Martins, conta a história da família Santos. Neuza (Zezé Motta) é a matriarca, que morre às vésperas do Natal, deixando as relações desestruturadas. O marido, Orlando (Milton Gonçalves), fica sem chão; a filha, Vera (Camila Pitanga), se vê sobrecarregada; o filho, André (Fabrício Boliveira), retorna à casa depois de um grande período ausente e Jorge (Luciano Quirino), marido de Vera, está atualmente desempregado. Letícia (Gabriely Mota), a netinha de 9 anos, está diante dos questionamentos típicos sobre a existência do Papai Noel.
“Esse projeto me arrepia pessoalmente. Foi aquele momento que juntei minha família para gente se emocionar e foi emocionante ter se visto nessa história contada em primeira pessoa de uma forma super representativa e com a narrativa certa”, detalha Anamarina Abrantes, da Coca-cola . Ela ainda disse que a marca de bebidas foi a responsável pela figura estética do velhinho de pele e barba brancas como a imagem do Papai Noel e que agora é o momento de ressignificar isso. Em termos de negócios a parceria foi uma forma desruptiva de mostrar conteúdo fora do estilo tradicional da publicidade.
Ana ainda citou uma pesquisa do Google e Ipsos que diz que consumidores só enxergam a marca como inclusiva, quando ela representa a diversidade do dia a dia delas. “Esse especial possibilitou que marca fosse inclusiva e isso também impactou nos negócios. Quando os consumidores enxergam a diversidade, eles são mais propensos a comprar essa marca”.
A autora do especial Clessia Regina Martins falou sobre a experiência desse trabalho de autoria sua e de massiva representatividade negra. “Não tinha como existir esse especial sem ter sido feito por pessoas negras ou interpretado por pessoas negras. Na dramaturgia a gente diz que as histórias que a gente vê na cinema, na TV e no teatro, todas já existem e que são uma repetição, mas eu acredito que têm histórias que ainda não foram contadas, porque a gente não representou algumas pessoas e alguns grupos”.
“Não sejamos ingênuos , o projeto também foi uma estratégia comercial , mas calcada em em ações afirmativas , em um projeto genuíno e é esse tipo de aliança que acreditamos para o mundo e para o Brasil. Acho que a melhor forma da gente se contrapor a esse histórico racializado ,de tanta dor e desconforto é entender que branquitude e pretitude têm que andar juntos”, refletiu a Camila Pitanga.
“Essa parceria com a Coca-Cola mostra essa agenda contemporânea da Globo. Esse momento que a gente está vivendo tem um protagonismo das empresas, mas tem principalmente da sociedade que está em movimento”, comentou Beatriz da Globo.
Anamaria da Coca- Cola trouxe alguns dados sobre negros na publicidade onde uma pesquisa aponta que 68% da população negra não se enxergam na publicidade. “Hoje a gente vê mais mulheres negras nas peças de mídia, mas elas não são protagonistas. Agora a gente precisa trazer a narrativa certa e pautar no protagonismo” e acrescentou ”nada sobre nós, sem nós”.
O Afro Presença acontece até o dia 2 de outubro e é 100% online e gratuito
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