Em visita aos Estados Unidos na última semana, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se encontrou com a Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado Americano, Desirée Cormier Smith para selar a retomada do JAPER (Joint Action Plan to Eliminate Racial and Ethnic Discrimination and Promote Equality) ou em português, “Ação Conjunta para Eliminação da Discriminação Étnico-Racial”.
“O encontro com a Representante Especial para Igualdade Racial e Justiça do departamento de Estado Americano foi importante para selar a retomada do JAPER como acordo de cooperação que prevê parcerias técnicas, transferência de tecnologia e investimento em ações e programas coordenados pelo MIR que atuem na promoção de mecanismos de justiça e oportunidade para a população negra”, contou Anielle.
Notícias Relacionadas
Durante a reunião com Smith, ficou definida a construção de um plano de trabalho entre os órgãos dos dois países para definir as metas do acordo. “Nesta reunião definimos a construção de um plano de trabalho conjunto, onde tanto MIR quanto Departamento de Estado desenharão as metas e cronograma de implementação das prioridades estratégicas do JAPER. Um dos temas que acordamos inserir foi o de memória e reparação, afim de impulsionarmos parcerias e investimento neste tema no Brasil”.
A ministra Anielle Franco também revelou que o MIR, em parceria com o governo americano, estudam criar um programa de bolsas para jovens negros de periferias que queiram trabalhar na área de gestão pública. “De outra forma, também discutimos sobre um potencial programa de bolsas para jovens negros de periferias e favelas que queiram se desenvolver profissionalmente no campo da sociedade civil e gestão pública”.
Um novo encontro entre a ministra da Igualdade Racial e a Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado Americano deve acontecer na metade deste ano. “Já temos nossa próxima reunião marcada para maio, esperamos que ainda em 2023 possamos divulgar nossas ações em torno JAPER e impulsionar essa integração diaspórica de cooperação para raça, justiça e dignidade para nosso povo”.