A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, contou que seu pai, Sigifredo Márquez, escapou ileso de um atentado a tiros ocorrido na tarde do último domingo, 16. O ataque, que também envolveu o sobrinho de 6 anos da vice-presidente e dois seguranças, aconteceu na rodovia Suárez-Cali, no sudoeste do país.
“Meu pai, juntamente com meu sobrinho de 6 anos e dois seguranças, sofreu um atentado na rodovia Suárez-Cali. Felizmente, eles saíram ilesos”, escreveu Francia em sua conta na rede social X. “Me dói o coração que justo nesse dia tenham atacado o meu pai”, lamentou, lembrando que no domingo a Colômbia celebrou o Dia dos Pais. As autoridades confirmaram que não houve feridos.
Notícias Relacionadas
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram a caminhonete em que Sigifredo Márquez estava com marcas de tiros nas janelas e na parte traseira. O ataque ocorreu na região do Cauca, uma área historicamente conflituosa e onde dissidentes das Farc mantêm atividades relacionadas ao narcotráfico. Francia Márquez, que é natural do sudoeste colombiano, foi vítima de um atentado a tiros em agosto de 2022, antes de assumir a vice-presidência. Naquela ocasião, a ativista ambiental também saiu ilesa.
Este domingo se perpetró un atentado contra el vehículo en el cual se movilizaba Sigifredo Marquéz Trujillo, padre de la vicepresidenta de la República, Francia Márquez. El hecho se registró sobre la vía que comunica al corregimiento de Timba con el de Robles, en zona rural del… pic.twitter.com/Dj9e9Sqhpo
— Televallenato (@televallenato) June 17, 2024
A ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, fez uma publicação em sua conta no ‘X’, prestando solidariedade à vice-presidente colombiana: “A violência não pode ser moeda da política nem caminho para pressionar por poder. Toda solidariedade a colega e vice-presidenta da Colômbia Francia Márquez pelo atentado a tiros contra seu pai e sobrinho”.
A violência não pode ser moeda da política nem caminho para pressionar por poder. Toda solidariedade a colega e vice-presidenta da Colômbia Francia Márquez pelo atentado a tiros contra seu pai e sobrinho. Mando meu abraço também a todo o povo colombiano, que não aguenta mais a… pic.twitter.com/vrppSi0qQt
— Anielle Franco (@aniellefranco) June 17, 2024
Em janeiro e fevereiro de 2023, Francia já havia denunciado a presença de explosivos em rotas que ela percorreria, revelando a contínua ameaça à sua segurança. Ela é a primeira mulher negra a assumir a vice-presidência da Colômbia.
O presidente Gustavo Petro manifestou preocupação com o incidente e solicitou às autoridades competentes que iniciem uma investigação para identificar os responsáveis pelo atentado.