A atriz Bruna Griphao ,24, se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais após realizar uma rima em rap, supostamente sobre Sarah Aline, 25, no Big Brother Brasil 23. Segundo internautas, o rap de Bruna foi direcionado à Sarah, pois a atriz usou o termo jogo “confortável” para se referir à colega durante o último jogo da discórdia. “Aqui, se você tá confortável, come uma banana. Quando tá desconfortável, todo mundo espana”, cantou a atriz, numa conversa com outros participantes do reality.
🚨VAR: Esse é o vídeo da Bruna Griphao que a equipe da Sarah cita no pronunciamento oficial. #BBB23
pic.twitter.com/pZM3f2cZE4Notícias Relacionadas
Leidy Elin expõe ataques racistas em suas redes sociais desde a saída do Big Brother "Quando um preto vence, todos os seus iguais vencem um pouco": comunidade negra repercute vitória de Davi no BBB 24 BBB 24: Davi vence prova de resistência e se torna primeiro finalista do reality
— Central Reality #BBB23 (@centralreality) April 5, 2023
A equipe de Sarah se manifestou sobre a rima, citou a estigmatização de pessoas pretas e declarou que análises sobre o episódio estão sendo feitas em conjunto com a equipe jurídica. “Estamos cientes e em posse de todas as imagens e vídeos do episódio envolvendo a participante Bruna Griphao”, diz o comunicado compartilhado no perfil de Sarah. “Não é a primeira vez que a participante usa termos ou faz rimas que estigma ou estereotipa pessoas pretas. Temos consciência de que tais associações não são incomuns e, a depender do caso, podem se configurar como criminosas. Por aqui, estamos analisando todo o episódio juntamente com a nossa equipe jurídica e medidas cabíveis serão tomadas. Agradecemos a preocupação e o carinho de todos“, finaliza o texto.
A equipe de Bruna também se manifestou. Os responsáveis pelo perfil da atriz, em conjunto com e o pai dela, Kakau Orphão compartilharam um texto e negaram as acusações de que a rima fosse direcionada à Sarah. “Bruna não é perfeita. Nós não a colocamos nesse lugar, muito menos ela. Mil vezes ela se arrependeu, pediu desculpa, falou sobre suas fragilidades. A verdade é que os defeitos da Bruna são mais aparentes do que sua própria aparência e ser reativa, explosiva, grossa, nada tem a ver com racismo”, defende a equipe.
Pai de Bruna intimida influenciadores negros
Na postagem em conjunto com o perfil oficial de Bruna, Kakau Orphão, pai da atriz, chegou a marcar a página ‘Pretitudes’. Comandada por influenciadores negros, o Pretitudes publicou nesta última noite de quarta-feira (5) o texto ‘Todo negro conhece uma Bruna’, criticando as atitudes da atriz contra pessoas negras dentro do programa. “Branquitude no seu estado mais puro, em todos os seus trejeitos. Bruna sempre cai no mesmo: marginalização de pessoas negras“, diz o texto. “As Brunas Griphao da vida com seu pseudo jeito angelical e por pertencer ao nicho padrão que tudo pode e acostumada a ser bajulada, rotineira torna a vida de pessoas negras um caos. No trabalho, faculdade e qualquer espaço, se você opor aos desejos mimados desse tipo de senhoria, ela move todos os mundos e meios para que sua existência seja insustentável“.
Ao ver a publicação em questão, Kakau marcou o advogado Patrick Berriel, responsável pelas questões jurídicas da atriz, na postagem do Pretitudes. A ação foi vista como uma forma de intimidação. A equipe de Bruna já tinha publicado em nota, com assinatura do próprio Patrick, um texto destacando a vigilância nas redes sociais. “Não há qualquer crime dito nas palavras de Bruna Griphao. Lembrando que todos aqueles, que através de suas redes sociais ou qualquer outro meio, imputarem à participante a odiosa conduta de prática de racismo, poderão responder criminalmente pelo crime de calúnia, de acordo com o código penal, e responder civilmente pela reparação dos danos causados à participante. Estamos analisando todas as postagens e mídias e todos aqueles que venham a praticar tais atitudes serão devidamente identificados e processados”.
Em nota, Pretitudes respondeu: “Pai da Bruna, marcar advogados em nossos posts não vai nos intimidar. Inclusive já encaminhei esse em sua dm te poupando o trabalho de procurar“. Em texto, o perfil destacou ainda que em nenhum momento acusou Bruna de ser racista:“Se a preocupação de vocês fosse entender, produzir um debate real e não somente se defender, talvez pudessem diferenciar tais atos e reconhecer o real motivo de alguns estereótipos sempre serem atribuídos somente a pessoas negras”.