Mundo Negro

O que está em jogo quando a cultura é vista como gasto? O samba, a memória periférica e o fantasma do autoritarismo no Brasil

Sidnei França é carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira/Foto: Divulgação

De quatro em quatro anos, o eleitor brasileiro é convocado a tomar decisões profundas sobre o rumo do país. Contudo, para uma parcela expressiva da população periférica, o debate político muitas vezes parece distante até que se atente para as disputas que ocorrem no campo dos direitos sociais e da memória cultural. No cenário político atual, marcado pela polarização entre os projetos de reconstrução progressista e a extrema-direita articulada em torno do bolsonarismo ultraconservador, reemergem discursos autoritários que flertam abertamente com o uso da força institucional e a supressão de garantias fundamentais.

Nesse embate ideológico, a cultura popular produzida no chão dos terreiros, das favelas e das quadras das escolas de samba volta a se tornar um alvo prioritário. Governos e correntes políticas de inclinação autoritária sustentam uma narrativa que desqualifica o fomento público às artes populares, tratando o investimento em manifestações do povo preto e periférico como mero “gasto público desnecessário” ou instrumento de subversão moral.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas


Essa manobra retira da cultura a proteção que é garantida pela Constituição e a coloca à condição de objeto administrativo, abrindo caminho para o controle estatal, a censura e o corte de recursos sem explicações. O que a população periférica e carnavalesca corre o risco de perder quando o poder é dado a um regime que flerta com o uso da força e enxerga a cultura popular não como direito e cidadania, mas como mero gasto e ameaça à ordem?

No ano de 2026, a G.R.E.S. Acadêmicos de Niterói foi alvo de duras críticas de políticos conservadores ao realizar um desfile contando a história do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, e em uma das alegorias representar as famílias conservadores em uma lata em conserva. A partir disso, o carnaval seguiu sofrendo ataques de políticos conservadores, como Douglas Ruas, que ainda como candidato à governador pelo Rio de Janeiro afirmou que o carnaval  o desfile da Sapucaí deste ano foi o “maior ataque já visto à instituição sagrada que é a família”.

O carnavalesco Sidnei França em entrevista ao Site Mundo Negro reflete sobre o peso dessa provocação e como o povo precisa revisitar e encarar a história recente do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Levar um orixá para a Sapucaí é dizer que essa fé é parte do Brasil, e não está à margem dele”, diz Sidnei França, carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, historiador, professor e pesquisador da cultura popular brasileira, vem, há anos, colocando a fé e os orixás no centro das discussões e narrativas dos sambas-enredos da escola. Em 2027, a Mangueira terá como tema a religiosidade banto, os benzimentos e saberes de Mestre Sacaca e Oyá, senhora dos ventos e das transformações, com o título “Oyá por Nós”. 

França defende a proteção de religiões de matriz africana e festas culturais do espaço público por meio de políticas públicas: “Quando uma autoridade trata o terreiro como ‘coisa do mal’, o recado chega na ponta: na pedra no portão, no ataque nas redes, na oferenda chutada na praia”. Ele diz que, enquanto jogar moedas para Exu antes de todo desfile é tão natural quanto respirar, algumas pessoas ainda têm medo de se mostrar; em resultado da falta de proteção do Estado, crimes de racismo religioso e a falta de conhecimento sobre a história africana, que ele defende ser ensinada nas escolas.

Essa discussão ainda chama a atenção para as ameaças constantes de privatizações e regras restritivas sobre espaços públicos e festas. França ressalta que os primeiros a serem prejudicados por políticas como essas são sempre o povo preto, pobre, de favelas e periferias. São eles que dependem do espaço público para possuir a liberdade religiosa. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Quando pesquisei a herança banto para o desfile de 2025, isso apareceu o tempo todo. Do cais do Valongo às leis contra a “vadiagem”, que criminalizaram capoeira e samba, a cultura negra sempre foi empurrada para fora da rua. E mesmo assim ela insistiu”, diz o carnavalesco. 

França relembra essas imposições em seu novo samba-enredo: “É a mesma história que aparece em Mestre Sacaca, cujo saber de cura da floresta foi tratado como coisa menor, e em Oyá, orixá de uma fé que ainda precisa lutar para ocupar a rua sem medo. Os enredos que venho fazendo na Mangueira falam disso: de quem o país empurrou para a margem e de como essa gente segue fazendo cultura. Hoje o mecanismo é mais sutil. Vem pela catraca, pela licença que só quem tem dinheiro consegue tirar, pela regra que proíbe o som e o tambor mas permite o evento pago”. 

Segundo o profissional, o Samba, jongo, roda de capoeira e festas de santo nasceram na rua. Tirar a rua do povo é tirar a cultura do seu chão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Natural da Zona Norte de São Paulo, Sidnei França construiu sua trajetória nas escolas de samba, unindo pesquisa histórica, criação artística e valorização das manifestações populares. Seu trabalho investiga especialmente a memória, a ancestralidade, a diáspora africana e as contribuições da população negra para a formação cultural brasileira. À frente da Mangueira, desenvolveu enredos dedicados à influência da cultura bantu na formação da sociabilidade carioca, às memórias ancestrais presentes na identidade da Amazônia Negra e ao fundamento afro-religioso de Oyá, presente na ideia da força feminina, reafirmando o Carnaval como espaço de produção de conhecimento, preservação da memória e resistência cultural.

A Mangueira é conhecida por seus desfiles com forte posicionamento político. França elenca seus carnavais preferidos para debater temas como história negra, liberdade e racismo: 

“Fico com três que, cada um à sua maneira, falam de liberdade. O primeiro é 1988, “100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão?”. No centenário da Abolição, enquanto o país comemorava, a Mangueira perguntava se aquela liberdade tinha de fato chegado à favela. O segundo é 2000, “Dom Obá II – Rei dos Esfarrapados, Príncipe do Povo”, figura fundamental para entender o ativismo e a cidadania como práticas de resistência negra no Segundo Reinado. Respeitado e reconhecido por trabalhadores, marinheiros e pelas comunidades baiana e africanas do Rio de Janeiro, como liderança legítima e combativa. O terceiro é 2019, “História pra Ninar Gente Grande”. A escola recontou o Brasil pelos que os livros apagaram: indígenas, negros, mulheres, gente pobre. Fez isso com tanta verdade que virou referência dentro e fora da avenida. Venho honrando essa tradição contando a herança banto que fez do Rio uma ‘pequena África;, levando para a avenida Mestre Sacaca, curandeiro afro-indígena do Amapá que o Brasil mal conhecia; e agora cantando Oyá. São enredos pretos, que trazem para o centro uma parte do país que costuma ficar fora da história oficial”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O carnavalesco ainda ressalta a importância da resistência do carnaval, sob o olhar dos foliões e trabalhadores. São meses de trabalho que vem antes da fatídica festa acontecer: costureiras, aderecistas, ferreiros, escultores, marceneiros, ritmistas e compositores. Em sua maioria, pessoas pretas e periféricas, que aprenderam o ofício dentro da escola e vive dele. 

“Quando a cultura vira linha de corte no orçamento [por parte do governo], o primeiro a sentir é esse trabalhador. Quem vive o barracão sabe: a escola contrata menos, paga menos, e um saber artesanal que levou gerações para se formar começa a se perder. Para o folião, o efeito chega depois: menos ensaio aberto, menos atividade na quadra, menos lugar de encontro no bairro. Vê sua mais autêntica expressão cultural reprimida, isolando-o social e culturalmente”.

França relembra que o carnaval é expressão cultural garantida pela Constituição e é também economia: gira renda, turismo e emprego. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Tratar isso como gasto é não entender o país que a gente é”, conclui.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile