Mundo Negro

“Outras mulheres negras abriram esse caminho antes de mim”, diz a ex-ginasta Daiane dos Santos na série ‘Negritudes’

Foto: Divulgação/TV Globo

Daiane dos Santos, a primeira atleta negra e brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, participará da transmissão da cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris 2024 na TV Globo nesta sexta-feira, dia 26, e irá comentar as provas de ginástica.

Alem disso, Daiane também é a entrevistada do segundo episódio da série ‘Negritudes’, do programa Fantástico, apresentado pela Maju Coutinho, no domingo, dia 28. Ela conta como se sente de ser pioneira e como enfrentou o racismo durante sua trajetória no esporte.

Notícias Relacionadas


“Eu acho que pioneirismo vem pela medalha de ouro. Outras mulheres negras abriram esse caminho antes de mim. Eu sempre cito a Dominique Dawes, uma ginasta americana que era exemplo para mim. Fora do esporte, temos inúmeras mulheres que são referências também, como a Dona Aída dos Santos, Dona Melânia. São duas mulheres pretas que abriram esse espaço para gente”, cita Daiane.

Foto: Divulgação/TV Globo

“Quando a gente fala de preconceito racial, não podemos rotular isso dentro do esporte. A gente tem que entender que isso acontece na vida, em todos os lugares. Mas o que fez diferença para mim foi a minha família. Meu pai sempre trouxe essa consciência de pessoa preta. A gente sempre toca muito nesse assunto. E eu acho que a gente tem que falar, principalmente, como isso tudo foi superado e como isso foi construído para mostrar o brilho que vem lá depois”, destaca.

Parceria com a Plataforma Negritudes Globo, a série ‘Negritudes’ do ‘Fantástico’ traz, em quatro episódios, as narrativas negras para o centro da conversa.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile