Mundo Negro

Organizações promovem ato contra a violência policial em São Paulo na próxima sexta-feira

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Na próxima sexta-feira, 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a Frente Povo Negro Vivo, composta por mais de 100 organizações da sociedade civil, convoca a população para um ato público no Largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito da USP, no Centro de São Paulo. O evento tem como objetivo denunciar a violência policial e de Estado que atinge, de forma desproporcional, a população negra e periférica no Brasil, além de reivindicar o impeachment do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

O manifesto escrito em conjunto pelas organizações, destaca os índices de letalidade policial em São Paulo, evidenciando aumentos significativos. “As chacinas ocorridas na Baixada Santista resultaram na morte de mais de 70 civis. No ano de 2023, 460 pessoas foram mortas pela Polícia Militar de São Paulo. Até novembro de 2024, esse número subiu para 673 vítimas, sendo que a maioria, pessoas negras”, mostra o documento. Os dados refletem um padrão estrutural de violência racial e discriminatória, que tem se intensificado sob a atual gestão pública do Estado.

Notícias Relacionadas


Antes do ato, no mesmo dia, às 15h, serão protocolados na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por parte dos movimentos negros, periféricos e de direitos humanos, os pedidos de impeachment do governador Tarcísio de Freitas e do secretário Guilherme Derrite. Os deputados Paula Nunes (PSOL) e Eduardo Suplicy (PT), entre outros, estarão presentes para receber a comitiva dos movimentos para o protocolo.

Manifesto e exigências

Entre as principais exigências descritas no manifesto, estão:

Programação do ato

O ato do dia 21 de março será um momento de luta, resistência e união. A programação inclui:

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile