A apresentadora Oprah Winfrey firmou um compromisso em meio à devastação dos incêndios florestais na cidade de Lahaina, na ilha de Maui, no Havaí, que começaram há pouco mais de uma semana. Em um vídeo compartilhado em sua conta no Instagram, Oprah, de 69 anos, anunciou que ajudará os moradores e áreas afetadas pelos incêndios, que já acumulam 93 mortes até o último domingo, (13).
“O que esta semana me ensinou é que, quando você não sabe o que fazer… você faz o que pode”, disse Winfrey, refletindo sobre a tragédia em Maui. Através de uma visita a um dos abrigos da região, a apresentadora fez a compra de itens essenciais como toalhas, lençóis e xampu para auxiliar pessoas desabrigadas. Ela também disse que além da compra dos itens emergenciais também fará uma doação após o incêndio ser controlado: “Em algum momento, farei uma grande doação depois que toda a fumaça e as cinzas se instalarem aqui e descobrirmos como será a reconstrução”.
Notícias Relacionadas
Winfrey, que foi vista distribuindo suprimentos no War Memorial Stadium em Maui no dia 10 de agosto, enfatizou sua dedicação à reconstrução da ilha, mesmo reconhecendo que será um processo longo e desafiador.
Ela contou que se encontrou com um homem chamado Julius, que compartilhou um relato angustiante de como escapou por pouco das chamas. A apresentadora também contou que testemunhou um espírito de comunidade extraordinário entre os sobreviventes: “Existe um espírito tão incrível acontecendo em toda esta comunidade”, afirmou ela.
Os incêndios florestais em Maui, que começaram em 8 de agosto, deixaram um rastro de devastação nas áreas de Lahaina e Kula. Ventos fortes e condições climáticas adversas intensificaram as chamas, exacerbadas pela presença do furacão Dora. O número de mortes subiu para 93, tornando este incidente o incêndio mais fatal nos EUA em um século.
As estimativas de danos causados pelos incêndios ultrapassam US$ 1,3 bilhão, com a reconstrução prevista a exigir mais de US$ 1,2 bilhão.