Mundo Negro

Número de não brancos indicados ao Emmy cai 18% e atinge menor patamar desde 2019

Fotos: Divulgação

A Academia de Televisão dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (9) as indicações ao Emmy, e a representatividade de atores e apresentadores não brancos registrou queda em relação aos anos anteriores. Dos 28 profissionais de diversas origens reconhecidos este ano, houve uma redução de 18% frente aos 34 do ano passado, número próximo ao mais baixo desde 2019, quando 26 foram indicados.

As informações foram publicadas pelo portal Deadline, que apontou que o ápice da diversidade ocorreu em 2021, com 49 nomeados. Enquanto em 2023 apenas duas categorias não tiveram indicados não brancos, em 2024 foram três: Melhor Atriz em Série Dramática, Melhor Atriz Convidada em Série Dramática e Melhor Ator em Série de Comédia. Entre os não brancos, os artistas negros foram a maioria: 30 nomeados, representando 31% do total. O número é superior ao de 2023 (25 de 102, ou 24%) e 2021 (25 de 97, ou 26%), mas ainda abaixo do recorde de 2022, quando 42 dos 108 indicados (39%) eram negros, o maior patamar da história do Emmy.

Notícias Relacionadas


A categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia foi a mais diversa, com Jessica Williams (Shrinking), Sheryl Lee Ralph e Janelle James (Abbott Elementary) e Liza Colón-Zayas (The Bear), que em 2023 se tornou a primeira mulher de origem latina a vencer o prêmio. Já a estrela de ‘O Urso’, Ayo Edebiri, fez história como a primeira mulher negra indicada simultaneamente a atuação e direção em um mesmo ano. Aos 29 anos, ela também é a mais jovem a acumular três nomeações na carreira. Quinta Brunson (Abbott Elementary), com 11 indicações no total, igualou-se a Stefani Robinson como a mulher negra com mais nomeações em roteiro.

Pedro Pascal (The Last of Us) foi o único latino na categoria de Melhor Ator em Drama. Bowen Yang (Saturday Night Live) foi o único representante da comunidade AAPI (asiáticos e ilhas do Pacífico) entre os indicados, enquanto performances em The White Lotus e Round 6 foram ignoradas.

Entre os estreantes estão Zoë Kravitz (The Studio), Javier Bardem (Monsters) e Ruth Negga (Presumed Innocent), esta última já indicada ao Oscar em 2017. Rashida Jones, filha de Quincy Jones, recebeu sua primeira nomeação por atuação (Black Mirror), após ser reconhecida em documentário em 2015.

A cerimônia do Emmy será realizada em 15 de setembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile