Em celebração ao Novembro Negro, o Mundo Negro selecionou 10 documentários que ajudam a compreender as múltiplas dimensões da experiência negra no Brasil. São obras que atravessam música, desigualdades, fé, ancestralidade, arte e resistência. Desde produções com histórias que denunciam o racismo estrutural, às que também exaltam a excelência negra. Os filmes abaixo estão disponíveis para assistir em plataformas de streamings pagos e gratuitos.
A Negação do Brasil
O diretor Joel Zito Araújo investiga como atores e atrizes negros foram retratados nas antigas telenovelas brasileiras. O documentário é um marco do cinema negro e propõe uma análise crítica sobre a representação da negritude na TV. Onde assistir: YouTube.
Notícias Relacionadas

Cidade de Deus – 10 Anos Depois
Uma década após o sucesso mundial de Cidade de Deus (2002), o documentário reencontra os atores do filme e mostra o impacto da obra em suas vidas. Entre sonhos, frustrações e conquistas, o longa dirigido por Luciano Vidigal e Cavi Borges, reflete sobre oportunidades e desigualdade racial no elenco. Onde assistir: Apple TV+.
Diálogos com Ruth de Souza
Um encontro entre gerações. O filme dirigido por Juliana Vicente traz conversas entre Ruth de Souza, a primeira atriz negra a conquistar destaque no teatro e cinema brasileiro, e artistas contemporâneas que seguem seus passos. Um tributo à sua trajetória e à resistência da mulher preta nas artes. Onde assistir: Netflix.
Mães de Maio: Um Grito por Justiça
Após uma chacina de maio de 2006, um grupo de mulheres transforma a dor em luta. O documentário acompanha as Mães de Maio, movimento formado por mães de jovens negros e periféricos assassinados pela polícia, na busca por verdade e justiça. Onde assistir: YouTube.
Milton Bituca Nascimento
Mais do que um registro da carreira de um dos maiores nomes da música brasileira, o documentário celebra a humanidade e o legado de Bituca. Entre imagens inéditas e depoimentos emocionantes, vemos o artista revisitar sua trajetória e se despedir dos palcos. Onde assistir: Globoplay.
Mussum: Um Filme do Cacildis
Mais do que o trapalhão que o Brasil amava, o filme mostra o homem por trás das piadas: músico, sambista e símbolo de resistência. A trajetória de Mussum é revisitada em um retrato cheio de humor, emoção e consciência racial. Onde assistir: Prime Video.
Ôrí
O clássico narrado por Beatriz Nascimento e com destaque a sua história pessoal, o documentário apresenta os movimentos negros brasileiros entre 1977 e 1988, além da relação entre Brasil e África. Onde assistir: CurtaOn!/Prime Video.
Pequena África
Dirigido por Zózimo Bulbul e apresentado por Maria Gal, a série documental mergulha na história da região da Pequena África, no Rio de Janeiro – um território que guarda as memórias da diáspora africana no Brasil. Um retrato poético sobre cultura, fé e resistência. Onde assistir: Globoplay.
Projeto Memória – Lélia Gonzalez: Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas
O documentário revisita a vida e o pensamento de Lélia Gonzalez, pioneira no feminismo negro e na luta antirracista. Com imagens de arquivo e depoimentos inspiradores, a produção resgata o legado de uma mulher que revolucionou o pensamento social brasileiro e segue ecoando nas novas gerações. Onde assistir: Cultne.TV.
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo
A trajetória de um dos grupos mais importantes do rap nacional é contada com potência e emoção. O documentário dirigido por Juliana Vicente mostra como Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay transformaram a dor e a revolta das periferias em voz e identidade para o povo preto. Onde assistir: Netflix.
Notícias Recentes
