Mundo Negro

“Negros foram condenados desproporcionalmente”, diz Joe Biden ao perdoar presos por porte de maconha

Foto: Joshua Roberts / Reuters.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta tarde de quinta-feira (6) o perdão federal para pessoas que foram presas por porte simples de maconha. O político citou a questão racial como uma das justificativas, destacando que “enquanto pessoas brancas, pretas e pardas usam maconha em taxas semelhantes, pessoas negras e pardas foram presas, processadas e condenadas desproporcionalmente.

Biden pediu ainda aos governadores dos Estados Unidos que adotem medidas relacionadas ao porte de maconha nos cenários estaduais. “Muitas vidas foram derrubadas por causa de nossa abordagem fracassada sobre a maconha”, acrescentou ele. “É hora de corrigirmos esses erros.”

Notícias Relacionadas


De acordo com a Casa Branca, o perdão pode ajudar milhares de pessoas a superarem obstáculos relacionados à compra de imóveis ou a busca por novos empregos. “Estou perdoando todas os crimes federais anteriores de simples porte de maconha”, disse Biden. “Existem milhares de pessoas que foram anteriormente condenadas por posse simples e que podem ter perdido emprego, moradia ou oportunidades educacionais como resultado. Meu perdão removerá este fardo”.

Vale destacar que o perdão não cobre condenações por posse de outras drogas ou por acusações relacionadas à produção ou posse de maconha com a intenção de distribuir. “O Departamento de Justiça administrará rapidamente a proclamação do presidente, que perdoa indivíduos que se envolveram no simples porte de maconha, restaurando direitos políticos, civis e outros aos condenados por esse crime”, disse o departamento em comunicado.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile