Mundo Negro

Negràz: Márcia Paula transforma legado da família em bistrô afro-brasileiro em São Paulo

Foto: @tudooquevejo_

Em maio deste ano, a chef e empreendedora Márcia Paula e Silva realizou um sonho: abrir um bistrô afro-brasileiro que traz para São Paulo. Mas a decisão não foi simples. “Abrir o Negràz foi um ato de coragem: eu saí do trabalho CLT, sendo mãe de três filhos e morando de aluguel, para viver do que eu realmente amo. Esse amor se transformou em cozinha, em afeto e autenticidade”, contou a chef em entrevista ao Mundo Negro e o Guia Black Chefs. 

“Desde pequena, eu era a ‘salsinha’ da minha avó Olívia Cherubin, uma dona de casa impecável, e também herdei a força da minha avó Maria, uma senhora de 1,40m que caminhava todos os dias para trabalhar na cozinha de um colégio interno. Elas me ensinaram que cozinhar é disciplina, cuidado e presença. Foi desse legado, e da fé de acreditar que o momento é agora, que nasceu o Negràz”, compartilhou a chef, que aprendeu a cozinhar aos nove anos, sob a influência da avó materna e a mãe, uma confeiteira.

Notícias Relacionadas


Foto: Reprodução/Instagram

Esse legado tem atravessado gerações e hoje, o Negráz é um projeto de família, incluindo os filhos de Márcia, os Cauê e Maria Eduarda, e a Kelly Karoline. “Minha irmã [Claudia Paula] e eu colocamos nossas histórias aqui dentro, e junto com uma equipe pequena, mas muito dedicada, damos vida ao bistrô todos os dias. O dia a dia é desafiador, mas também muito gratificante. Eu costumo dizer que cozinho ‘a olho’ ou com ‘um punhado de amor’, porque não é sobre seguir receita, é sobre verdade e afeto”, completou Márcia. 

O acarajé é o cartão de visita do bistrô, mas o cardápio tem uma variedade de pratos para os clientes. “Os xinxins de frango e de frutos do mar são muito pedidos, assim como o arroz cremoso de costela. Temos também a carne seca com abóbora, com opções de acompanhamento como farofa, vinagrete mandioca ou banana terra. Cada prato traz a força da culinária afro-brasileira.”

Foto: Reprodução/Instagram

Trajetória profissional 

Márcia morou por 10 anos em Salvador que Márcia se aproximou das raízes da culinária baiana e nordestina. “Foi lá que aprendi, na prática e na vivência, os sabores marcantes e sagrados de uma cultura que me atravessa até hoje. Acarajé, abará, vatapá, xinxim de frango, tudo isso foi entrando na minha história e ganhando espaço no meu coração e nas minhas panelas.”

Foto: Reprodução/Instagram

De volta a São Paulo, ela começou a caminhada profissional como freelancer em eventos gastronômicos e assim nasceu o seu primeiro negócio, que ela continua trabalhando simultaneamente com o Negràz: o Buffet Marcia Paula Gastronomia. “Nosso foco se tornou o catering corporativo, brunch afetivos, coquetéis elegantes e experiências gastronômicas personalizadas.”

Com uma trajetória inspiradora, Márcia deseja capacitar  outras mulheres, especialmente mães solo, a encontrarem na cozinha um caminho de autonomia e renda. “Eu sigo me posicionando com coragem, quebrando estereótipos e abrindo caminhos para que outras mulheres negras também possam brilhar na gastronomia como protagonistas.”

Serviço

Bistrô Negraz

Endereço Rua Pais da Silva, 185 – Chácara Santo Antônio (Zona Sul), São Paulo

Instagram: @bistro_negraz

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile