Mundo Negro

“Não vou renunciar”: Diretora do Banco Central americano afirma que demissão anunciada por Trump é ilegal

Foto: Saul Loeb/AFP/Getty Images

Após o presidente Donald Trump anunciar a demissão de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano), ela afirmou nesta segunda-feira (25) que ação é ilegal e não irá renunciar.

Nomeada em 2022 pelo presidente Joe Biden, Cook se tornou a primeira mulher negra a assumir o posto na instituição, sendo referência internacional em economia e políticas públicas. Em nota divulgada por seu advogado, Abbe David Lowell, ela reafirmou que continuará exercendo suas funções: “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

Notícias Relacionadas


Trump comunicou a decisão pelas redes sociais, alegando “justa causa” e citando acusações ligadas a hipotecas. A medida, no entanto, é considerada inédita e juridicamente frágil, já que pode ameaçar a independência do banco central americano.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, afirmou Cook ao destacar a ilegalidade do republicano.

Lowell reforçou que todas as medidas legais serão tomadas para barrar o afastamento, que classificou como uma tentativa inconstitucional de interferir na autoridade monetária dos Estados Unidos.

Ao usar a brecha da lei de criação do Fed que prevê a possibilidade de demissão “por justa causa”, Trump abre um embate sem precedentes com a instituição, colocando em xeque tanto a estabilidade do banco central quanto a representatividade histórica de Cook no comando da política econômica dos EUA.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile