Mundo Negro

Acusado de racismo ao cancelar hospedagem, Hotel atribui falha à plataforma

Foto: Reprodução/Instagram

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, o pintor brasileiro Wallace Pato, em viagem à Holanda, relatou ter recebido uma mensagem de “push” notificando o cancelamento de sua reserva no Hotel Plantage, em Amsterdã. “Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”, dizia o e-mail com a justificativa do estabelecimento. A denúncia de teor racista, que viralizou nas redes sociais, gerou revolta e questionamentos sobre a segurança e transparência de plataformas de hospedagem.

A equipe do Hotel Plantage, no entanto, negou veementemente a autoria da mensagem ofensiva e afirmou tratar-se de uma prática de phishing, possivelmente recorrente na plataforma Booking.com. Em nota, o hotel expressou indignação com o conteúdo discriminatório das mensagens e reiterou o compromisso com a inclusão e o respeito a todos os hóspedes. “Queremos deixar absolutamente claro que essas mensagens não são de nossa autoria. No Hotel Plantage, defendemos a inclusão e o respeito por todos”, afirma o comunicado.

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Segundo o Hotel Plantage, a equipe já está em contato direto com a Booking.com para investigar a origem do envio. Na nota, o hotel orienta hóspedes a não clicarem em links suspeitos e assegura que todas as reservas estão mantidas, sem alterações. Até o momento, Wallace Pato não retornou os contatos da reportagem para comentar a denúncia. A Booking.com ainda não se pronunciou oficialmente sobre a alegação de falha na segurança.

Leia a nota do Hotel Plantage na íntegra:

Caros hóspedes e seguidores,

Fomos informados de que mensagens de phishing estão a circular pela plataforma Booking.com, alegando falsamente serem enviadas pelo Hotel Plantage. Essas mensagens contêm conteúdo profundamente ofensivo e discriminatório. Queremos deixar absolutamente claro que essas mensagens não são de nossa autoria. No Hotel Plantage, defendemos a inclusão e o respeito por todos. Estamos a tratar esta situação com a máxima seriedade e a trabalhar de perto com o Booking.com para investigar e prevenir qualquer incidente futuro.

Tenham a certeza de que a vossa reserva não foi cancelada. Caso recebam alguma comunicação suspeita, pedimos que não cliquem em nenhum link e entrem em contacto conosco imediatamente. Pedimos desculpa por qualquer transtorno ou confusão que isto possa ter causado e agradecemos a vossa compreensão e confiança contínua.

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