Mundo Negro

Na Etiópia, Lula propõe mais parcerias entre o Brasil e a África: “Temos uma dívida histórica de 300 anos de escravidão”

Foto: Ricardo Stuckert

Em discurso na abertura da 37ª Cúpula da União Africana, neste sábado (17), na Etiópia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretende ampliar parcerias com países africanos e afirmou que o Brasil tem dívida histórica com a África em razão da escravidão no país.

A União Africana reúne 55 países do continente e, em 2023, com o apoio do Brasil, passou a integrar de forma permanente o G20, grupo responsável por mais de 80% da economia global.

Notícias Relacionadas


O presidente cobrou a reorganização da governança global para aumentar a atuação de países da África e da América Latina na solução de conflitos mundiais, e afirmou que a extrema-direita “racista e xenófoba” não solucionarão as crises mundiais.

“O sul global está se constituindo em parte incontornável da solução para as principais crises que afligem o planeta. Crises que decorrem de um modelo concentrador de riquezas e que atingem, sobretudo, os mais pobres. E, entre estes, os imigrantes. A alternativa às mazelas da globalização neoliberal não virá da extrema direita racista e xenófoba”, disse o petista.

Em defesa da ampliação nas relações diplomáticas e comerciais para que Brasil e o continente africano cresçam juntos, Lula propõe mais parcerias nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia e uma “aliança global” contra a fome. “Vamos trabalhar juntos para capacitar a África na produção de alimentos e na adoção de energia limpa e renovável”, afirmou.

Para concluir o discurso, Lula citou a dívida histórica.”Muito ou pouco, que o Brasil tem, eu quero compartilhar com os países africanos porque nós temos uma dívida histórica de 300 anos de escravidão e a única forma de pagar é com solidariedade e muito amor”, disse Lula, sendo aplaudido de pé.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile