Se estivesse vivo, o mestre do samba Cartola completaria 116 anos nesta sexta-feira, 11 de outubro. Em homenagem a um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, o Museu do Samba, situado na Mangueira, Rio de Janeiro, apresenta a exposição “Simplesmente Cartola”. A mostra permanente traz à tona a história de Angenor de Oliveira, compositor de sucessos imortais como O Mundo é um Moinho, além de um dos responsáveis pela fundação da Estação Primeira de Mangueira, a famosa escola de samba para a qual escolheu as cores verde e rosa e escreveu os primeiros sambas de desfile.
A exposição conduz os visitantes por meio de fotos, documentos e objetos pessoais, proporcionando um mergulho nas diversas fases da vida e obra do artista. Entre os destaques estão a relação de Cartola com Dona Zica, figura fundamental na sua trajetória e na história da Mangueira, além de memórias do Zicartola, o lendário restaurante que o casal inaugurou em 1963, na Rua da Carioca, e que logo se tornou um dos principais pontos de encontro de grandes músicos e intelectuais da época.
Notícias Relacionadas
Cartola, cuja obra é marcada por uma profunda sensibilidade poética, manteve-se fiel às suas raízes populares, sendo amplamente reconhecido pela originalidade e lirismo de suas composições. Ele próprio costumava refletir sobre a importância de suas músicas: “Minha música é uma coisa muito séria. Eu componho devagar para trabalhar bastante cada composição. Não me interesso em fazer uma coisa que o povo saia cantando, mas que ele sinta minha obra. Faço música para você guardar dentro de si, eternamente, no seu coração e não apenas na sua coleção de discos.”
SERVIÇO
Exposição Simplesmente Cartola
Local: Museu do Samba
Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 – Mangueira
Horário: de terça a sábado, das 10h às 17h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada) – Grátis para estudantes da rede pública e moradores do entorno da Mangueira