Mundo Negro

Museu do Ipiranga exibe ‘Todos os Mortos’ com debate sobre racismo e história; sessão gratuita

Foto: divulgação

No mês da Consciência Negra, o Museu do Ipiranga promove a segunda edição do Cinema no Museu com a exibição do filme Todos os Mortos (2020), seguida de um bate-papo com o diretor Caetano Gotardo, o músico e etnomusicólogo Salloma Salomão, responsável pela trilha sonora, e David Ribeiro, docente do Museu, que mediará o debate. A sessão acontece em 8 de novembro, às 15h, com entrada gratuita; os ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir das 14h. Recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição estarão disponíveis conforme demanda.

Premiado no Festival de Gramado e lançado no Festival de Berlim de 2020, Todos os Mortos reúne no elenco nomes como Thomas Aquino, Teca Pereira, Gilda Nomacce e Alaíde Costa. O filme narra as tensões entre duas famílias — uma branca e rica, outra formada por ex-escravizados, e propõe uma reflexão sobre as marcas da escravidão e a transformação social no Brasil, com foco na história da cidade de São Paulo.

Notícias Relacionadas


Inaugurado em abril deste ano, o Cinema no Museu utiliza o cinema como ferramenta de reflexão sobre a sociedade brasileira, ampliando o diálogo com o público e estimulando novas leituras sobre o passado. Segundo David Ribeiro, “a escolha de Todos os Mortos reforça o compromisso do Museu em discutir, de forma sensível e crítica, as permanências e rupturas na sociedade brasileira”.

O diretor Caetano Gotardo, formado pela USP e com trabalhos premiados em Cannes, Berlim e Rotterdam, dirige longas como O que se move, Seus ossos e seus olhos e Todos os Mortos, além de séries para Canal Brasil e Globoplay. Salloma Salomão, mestre e doutor em História pela PUC-SP, tem trajetória dedicada à pesquisa e produção artística afro-brasileira e da diáspora africana, transitando entre música, artes cênicas e audiovisual, com atuação relevante em movimentos negros.

O evento reforça a missão do Museu do Ipiranga de promover encontros entre arte e história, oferecendo ao público oportunidade de reflexão crítica sobre questões centrais da sociedade brasileira por meio do cinema.

Serviço:
Cinema no Museu — 2ª edição
Exibição do filme Todos os Mortos e bate-papo com Caetano Gotardo e Salloma Salomão
Mediação de David Ribeiro
8 de novembro, às 15h
Auditório do Museu do Ipiranga — Rua dos Patriotas, 100
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita; retirada de ingressos na bilheteria a partir das 14h
Recursos de acessibilidade: Libras e audiodescrição, mediante disponibilidade
Mais informações: museudoipiranga.org.br

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile