Mundo Negro

Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e BATEKOO oferecem oficina gratuita em celebração ao Orgulho LGBTQIAPN+

Foto: Greve geral do ABC, em 1980 | Foto: Fernando Uchoa

A Escola MAB do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo em parceria com a Escola B, o braço pedagógico da BATEKOO, uma plataforma de ações artísticas, culturais e educativas para a comunidade negra e LGBTQIAPN+, promovem a oficina gratuita OCUPAÇÃO ADÉ DUDU nos dias 28 e 29 de junho. O evento deve abordar a produção cultural e artística afro-brasileira, destacando a resistência e a luta da comunidade negra LGBTQIAPN+ contra o racismo, a homofobia e a transfobia.

A programação inclui mesas de diálogo, exibição de filmes e uma oficina de discotecagem exclusiva para o público trans/travesti. As inscrições para certificação na oficina estarão abertas até esta quinta-feira, 27, no site do Museu. Aqueles que participarem sem inscrição prévia poderão assistir, mas não receberão certificado.

Notícias Relacionadas


Segundo Hélio Menezes, Diretor Artístico do Museu, “há uma sintonia forte entre o MAB e a Batekoo. Esta parceria atrai um público jovem, preto e dissidente para uma programação que se alinha ao momento em que o Museu Afro Brasil expande suas formas de comunicação e interação com as comunidades negras, impactando a sociedade brasileira de forma mais ampla”, destaca.

A Ocupação Adé Dudu homenageia o grupo criado em 14 de março de 1981 por Adé Dudu, em Salvador. Este grupo lutou por uma década contra o duplo preconceito enfrentado por homens negros homossexuais e contou com nomes como Tosta Passarinho, Ermeval da Hora, Wilson Mandela, e Hamilton Vieira.

Leonardo Moraes Batista, Diretor de Ações Educativas da BATEKOO, afirma: “A Ocupação visa valorizar e ativar o patrimônio de saberes desse grupo. Através da Escola B, em diálogo com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, a proposta amplifica sua missão formativa, integrando arte, educação e cultura, e dinamizando a produção de conhecimento e formação para atuação nos diversos setores da cultura.”

Confira a programação:

28 de junho

Abertura na Oficina Cultural Oswald de Andrade, das 19h às 21h, com um diálogo sobre produção artística afro-brasileira e dissidente sexual, conduzido por Maré de Matos e Thiago Costa, com mediação de Naymare Azevedo.
29 de junho

No Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, das 10h às 18h:
10h às 11h: Roda de conversa sobre memórias e pesquisas negras e LGBTQIAPN+ na produção artística brasileira, com Entidade Maré e TRANsarau, mediada por Naymare Azevedo.
11h às 12h30: O Coletivo Bajubá, representado por Alexandre dos Anjos e Yuri Fraccaroli, e a Escola MAB, com Raphaellie Lazaro e Uila Garcia, discutirão a presença LGBTQIAPN+ em espaços de fé afro-brasileiros.
15h: Exibição dos curtas ‘Noite das Estrelas’ (2021) e ‘Negrum3’ (2018), que exploram memórias culturais e celebrações das existências de jovens negros.
16h às 18h: Oficina de Discotecagem com a DJ Kiara Felippe, seguida de DJ Set BATEKOO e Ballroom, exclusiva para pessoas trans/travestis.
SERVIÇO – OCUPAÇÃO ADÉ DUDU

Sexta-feira, 28 de junho, das 19h às 21h

Diálogos sobre produção artística afro-brasileira e dissidente sexual com Maré de Matos e Thiago Costa, mediado por Naymare Azevedo.
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001
Entrada: Gratuita
Inscrições: Até 27/6 pelo link
Sábado, 29 de junho, das 10h às 18h

Diálogos sobre memórias e pesquisas negras e LGBTQIAPN+ na produção artística brasileira, exibição de filmes e Oficina de Discotecagem.
Local: Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Parque Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10, São Paulo – SP (acesso via transporte público ou veículo de aplicativo)
Entrada: Gratuita
Inscrições: Até 27/6 pelo link
Funcionamento do Museu:

Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até às 18h)
Estacionamento (Parque Ibirapuera): Das 5h à 0h
Acesso para automóveis: Portões 3 e 7

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile