O salgado, a quentinha, o bolo, a bala de coco, os doces por encomenda. Quase toda família negra tem alguém que ganha a vida com algo relacionado à alimentação. Conforme a comunidade negra cresce e se desenvolve, as técnicas, o profissionalismo e as oportunidades de negócios nessa área também evoluíram.
Hoje, para além dos que trabalham com comida em casa, temos pessoas negras se qualificando em várias especialidades dentro da culinária e gastronomia. Donos de restaurantes, consultores e chefs em restaurantes badalados e resorts. A presença negra na gastronomia é algo que merece ser estudado, prestigiado e difundido.
Notícias Relacionadas
O Mundo Negro, o maior portal de notícias sobre a comunidade negra do Brasil, lança o Guia Black Chefs, um projeto dedicado à produção de conteúdo com foco na gastronomia negra do Brasil e do mundo. Junto ao projeto, está sendo lançada de forma inédita uma pesquisa que visa mapear o cenário da gastronomia negra brasileira.
“Há 20 anos somos a principal plataforma de conteúdo sobre a comunidade negra no Brasil e chegou o momento de nos aprofundarmos em outros assuntos. A gastronomia já era uma editoria do Mundo Negro há muitos anos. Agora vamos usar nosso expertise para produzir um conteúdo especializado, e essa pesquisa é fundamental para entendermos as possibilidades e como podemos contribuir para ajudar a nossa comunidade no setor gastronômico”, diz Silvia Nascimento, Head de Conteúdo do Mundo Negro.
A pesquisa coletará dados de profissionais e empreendedores negros envolvidos na gastronomia brasileira, incluindo chefs, cozinheiros, proprietários de restaurantes, bares e bartenders.
Clique aqui para acessar o formulário da pesquisa.