Mundo Negro

MPF processa ‘antropólogo dos ruralistas’ e pede R$ 100 mil por racismo contra o cacique Raoni

Fotos: Reprodução/Twitter e Laycer Tomaz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal do Pará abriu uma ação civil pública contra o Edward Luz, conhecido como o ‘antropólogo dos ruralistas‘, nesta segunda-feira (19), por ofensas racistas contra o cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, de 92 anos, em 2020. O órgão pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais. O valor será revertido a para comunidade.

A ação foi assinada por 23 procuradores da República. Além da indenização, o MPF também pede que Edward seja obrigado a retirar todas as publicações falsas e ofensivas sobre o cacique nos perfis das redes sociais e no blog em 48 horas. Além disso, o documento também pede que ele utilize as redes sociais para pedir desculpas a Raoni.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas


Para os procuradores, o pedido de desculpas e a indenização são necessários “no atual contexto brasileiro, em que se constata um significativo aumento da violência contra os povos indígenas e de violações dos seus direitos individuais e coletivos”.

O antropólogo já foi preso três vezes por invasão a terra indígena e por tentar impedir o trabalho do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Entenda o caso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O antropólogo liderou um grupo de 15 pessoas e causou tumulto durante o evento Amazônia Centro do Mundo, realizado por movimentos sociais e lideranças indígenas, em Altamira, na Universidade Federal do Pará, em 2020.

Edward assediou e divulgou informações falsas sobre o cacique, gritou para que tocasse o hino nacional e empurrou as pessoas que protestavam contra a presença de fazendeiros envolvidos em conflitos de terra e um professor da IFPA foi agredido por um grupo de fazendeiros. A Polícia Federal precisou intervir.

Depois do evento, Edward passou a perseguir Raoni e outras lideranças que estavam no evento, com diversas postagens ofensivas e falsas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile