A partir do dia 23 de agosto, a iniciativa desenvolvida pela Movimentação Juventude Negra Política promoverá conversas semanais com nomes como Monique Evelle, Gabi Coelho, Thais Ferreira, entre outros.
Com o objetivo de promover diálogos entre jovens lideranças de Belo Horizonte e personalidades negras de todo o Brasil, entre os dias 23 de agosto e 25 de outubro, a Movimentação Juventude Negra Política vai realizar o Bota a Cara, série de lives com o objetivo de discutir temas relevantes para a juventude negra brasileira.
Notícias Relacionadas
A iniciativa que surgiu em 2020 teve suas duas primeiras edições no ano passado, sendo cada uma com uma semana de duração e cada live sendo protagonizada por um jovem da Movimentação. Entre os convidados que já passaram pelas discussões, o projeto inclui nomes como Roger Cipó, Mel Duarte, Tiê Vasconcelos e a vereadora do Rio de Janeiro Thais Ferreira.
Neste ano, o Bota a Cara ganhou um novo formato, com uma live semanal ao invés de uma semana inteira de conversas. Assuntos sobre política, inovação, equidade racial e de gênero, pós-pandemia, cultura, economia, autocuidado, afrofuturismo, masculinidades, afeto, periferias, democracia e possibilidades de futuro serão discutidos pelos convidados e jovens lideranças.
“Acho que o principal que queremos promover é esse contato entre jovens negros de todo o país. O mais mágico é essa aproximação, porque às vezes uma pessoa que admiramos e parece inacessível a gente consegue estreitar esse relacionamento em uma conversa. E uma conversa abre caminhos, abre portas para muita coisa na vida de um jovem negro. Se a pessoa gostar de você naquele papo que vocês trocaram, ela vai te conectar com outras pessoas”, destaca Gleidistone Silva, publicitário e criador de conteúdo que coordena a ação.
A Movimentação, que é formada e dirigida por jovens negros de Belo Horizonte e região, tem o objetivo de fornecer conhecimentos e novas oportunidades para seus integrantes, e uma delas é a possibilidade de criar contatos com personalidades de todo o Brasil. Gleidistone destaca que esse é um outro grande forte do Bota a Cara: incentivar esses jovens a serem protagonistas de discussões cruciais para suas vidas.
João Saraiva, integrante da Movimentação foi um dos jovens que assumiu esse protagonismo na última edição do Bota a Cara conversando com a vereadora carioca Thaís Ferreira em uma live com o tema “Futuro, Política Preta e Brasil: como construir outra história?”. “Poder conversar com Thais Ferreira foi sem dúvidas um momento de expansão de possibilidades. Naquela época ela estava pleiteando um cargo político e poucos meses depois ela estava de fato ocupando aquela cadeira conseguindo comunicar proposta de um mandato baseado na verdade, na vivência, nos estudos e tudo em que ela conversou com a gente naquela live”, ressalta.
Entre os convidados da vez, poderemos assistir a discussões com a jornalista Gabi Coelho, falando sobre o perigo das notícias falsas; a empreendedora e fundadora da plataforma Inventivos, Monique Evelle, falando sobre inovação na hora de empreender; Alan Soares, criador do Movimento Black Money falando sobre prosperidade, finanças e trabalho, além de outros nomes distribuídos entre as 10 lives.
As conversas vão acontecer todas as segundas feiras, a partir das 20 horas da noite no instagram da Movimentação Juventude Negra Política (@juventudenegrapolitica).
Confira os temas de cada uma delas.
23 de agosto – Jovens pretos vivos e ricos: um papo sobre trabalho, finanças e prosperidade
30 de agosto – É fato ou fake? O perigo das notícias falsas na internet
6 de setembro – Juventude empreendedora: como inovar na hora de empreender e não fazer mais do mesmo
13 de setembro – Juventude política: os aprendizados de um jovem preto na política e os desafios das eleições 2022
20 de setembro – Juventude 360º: o poder das narrativas audiovisuais para os coletivos periféricos
27 de setembro – Ativismo periférico na prática: lições e aprendizado
04 de outubro – Autocuidado para além do skincare: mente sã e corpo são pras juventudes
11 de outubro – Afeto afrocentrado: é possível em 2021?
18 de outubro – Homens pretos (não) choram?
25 de outubro – Mãe Data: uma experiência de política afetiva
O Bota a cara é uma iniciativa promovida pela Movimentação Juventude Negra Política, organização com o objetivo de transferir ferramentas cívicas, sociais e de comunicação para jovens lideranças negras das periferias de Belo Horizonte