Mundo Negro

Ministério Público faz parcerias em Pacto pela Inclusão Racial no Mercado de Trabalho

Fonte: Divulgação

Nesta quarta-feira (21/3), data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF) lança, em conjunto com parceiros, o Pacto pela Inclusão Racial no Mercado de Trabalho do DF. O documento é produto de discussões, reuniões e, em especial, das contribuições colhidas durante Audiência Pública realizada em 7 de fevereiro último.

Notícias Relacionadas


Constitui objeto do Pacto a cooperação entre o Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal, Entidades da Sociedade Civil Organizada (em especial  Educafro – Educação e Cidadania de Afro- descendentes e Carentes, Afrobras- Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural, Faculdade Zumbi dos Palmares, Frente das Mulheres Negras do DF e Instituto de Advocacia Racial e Ambiental- IARA), Empresas de âmbito nacional e do Distrito Federal, Governo do Distrito Federal e Organização Internacional do Trabalho na implementação de ações específicas para a promoção da  igualdade racial no mercado de trabalho do Distrito Federal.

Para a elaboração do Pacto, foi constituído Grupo de Trabalho voluntário que contou com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, Empresas, Sociedade Civil Organizada, Governo do Distrito Federal e Organização Internacional do Trabalho, dentre os participantes da Audiência Pública que tiveram como tarefa a elaboração deste documento.

O documento foi estruturado em três eixos: conscientização, capacitação/qualificação e contratação, uma vez que a produção de resultados efetivos de inclusão racial depende de iniciativas específicas em todas essas esferas.

Referidas iniciativas visam fortalecer e efetivar políticas e ações voltadas à população negra, objetivando ampliar a sua inserção e ascensão ao mercado de trabalho, intensificando a qualificação e a capacitação desse público bem como conscientizando a Sociedade, agentes públicos e colaboradores da iniciativa privada sobre a importância da diversidade racial nos segmentos empresariais e governamentais.

Para a procuradora do Trabalho do DF Ludmila Reis Brito Lopes, compete ao MPT priorizar a atuação para garantir a inclusão dos grupos vulneráveis no trabalho. “Tenho a absoluta certeza que estamos no caminho certo para garantir efetividade na inclusão da população negra no mercado de trabalho e, assim, contribuir de forma indelével para a construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito, garantindo cidadania, dignidade e oportunidades de trabalho para toda a população brasileira, sem distinção, sem discriminação e sem exclusão”.

Acesse o Pacto na íntegra e conheça suas diretrizes.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile