Mundo Negro

Michael Jordan lamenta morte de Dikembe Mutombo, lenda da NBA: “Sentirei falta especialmente de sua risada estrondosa”

Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Nesta segunda-feira, 30, o mundo do basquete perdeu uma de suas maiores lendas. Dikembe Mutombo, membro do Hall da Fama da NBA, faleceu aos 58 anos, vítima de câncer no cérebro. A notícia, que abalou fãs e atletas de todo o mundo, foi divulgada pela liga, informando que Mutombo morreu cercado por sua família, após lutar contra a doença nos últimos dois anos.

Michael Jordan, uma das maiores estrelas da história do esporte, lamentou profundamente a perda do ex-companheiro de quadra e amigo pessoal. Em comunicado, Jordan ressaltou não só o impacto de Mutombo no esporte, mas também sua dedicação às causas humanitárias. “Ele era uma força defensiva na quadra que mudou o jogo de basquete, mas, mais importante, Dikembe realmente mudou o mundo e melhorou inúmeras vidas por meio de seu trabalho humanitário na África. Sentirei falta especialmente de ouvir sua risada estrondosa”, declarou o ícone do basquete.

Notícias Relacionadas


Nascido na República Democrática do Congo, Mutombo foi um dos maiores defensores que a NBA já viu, sendo o terceiro jogador a conquistar o prêmio de Jogador Defensivo do Ano quatro vezes, ao lado de Ben Wallace e Rudy Gobert. Com sua presença imponente e o característico gesto de balançar o dedo após bloquear um arremesso, ele deixou uma marca inesquecível no esporte. Em seus 18 anos de carreira, Mutombo defendeu equipes como Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Houston Rockets e Philadelphia 76ers, entre outras.

O impacto de Mutombo, porém, transcendia o basquete. O jogador era amplamente reconhecido por seu trabalho humanitário. Fundador da Dikembe Mutombo Foundation, o ex-pivô dedicou-se a melhorar a saúde, a educação e a qualidade de vida na República Democrática do Congo, seu país natal, além de promover ações em diversas partes de África. “Dikembe era maior que a vida. Ele dedicou seu coração e alma para ajudar os outros”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA.

Para Masai Ujiri, presidente do Toronto Raptors e outro africano que encontrou em Mutombo uma inspiração, a perda é profunda: “Você não tem ideia do que Dikembe Mutombo significou para mim. Ele nos fez quem somos. Ele é um gigante, uma pessoa incrível”, declarou emocionado.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile