Uma criança de 3 anos de idade recebeu ataques racistas na internet depois que seus pais publicaram uma foto dele em uma rede social. As informações são da TV Globo. A família da criança registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, que informou que deverá pedir a quebra de sigilo das mensagens para identificar os responsáveis pelos ataques. A Polícia Civil registrou o crime como injúria racial.
A mãe do menino contou à TV Globo que os insultos a fizeram se sentir muito mal.
Notícias Relacionadas
“Foi como se tivessem cravado uma estaca no meu peito. Uma dor realmente na alma. Como que podem ter um ódio com uma criança simplesmente por ela nascer negra e sendo uma criança de três anos. Meu filho não faz mal para ninguém, é uma criança doce, amigável, sabe? E isso me deixou muito mal, muito mal”, disse a mãe do menino.
As mensagens de ódio chamavam, entre outras coisas, o menino de “macaco” e “deformado”.
“É muito importante que as pessoas tenham consciência que esse tipo de agressão, ela fere não só a pessoa a que é dirigido o ataque. Afetam todas as pessoas que amam aquela pessoa, toda uma sociedade que se coloca no lugar, que tem empatia. Então, é necessário, urgente uma mudança. Uma mudança de caráter de pessoas, uma mudança, um aprendizado, porque nós não merecemos esse tipo de ataque”, comentou a mãe.
Na opinião do professor babalaô Ivanir dos Santos, do Centro de Articulação de População Marginalizada e da UFRJ, existem agravantes nesse caso.
“Ele tem uma qualificante ainda que é uma criança indefesa. Tem que também conjugar o racismo com a questão dos direitos da criança e do adolescente. Nenhum de nós podemos aceitar que ataque de ódio racial a um ser indefeso que é uma criança”, comentou Ivanir dos Santos.