2024 foi mais um ano inspirador com lançamentos de filmes com representatividade negra nos streamings e nos cinemas. Para celebrar, o Mundo Negro selecionou nove dessas produções nacionais e internacionais, para indicar novamente a quem ainda não teve a oportunidade de assistir ou para relembrar as obras que marcaram o ano. Confira abaixo:
- Shirley Para Presidente
Em um ano de eleição nos Estados Unidos com a Kama Harris como candidata à presidência, a Netflix lançou ‘Shirley Para Presidente’, estrelado por Regina King, que acompanha a história de Shirley Chisholm (1924 – 2005), a primeira congressista negra eleita no país, que também se tornou a primeira mulher negra a se candidatar para a presidência, pelo partido dos Democratas, em 1972.
Notícias Relacionadas
- A Festa de Léo
Estrelado por grandes talentos da comunidade vidigalense, o premiado filme narra a história de Rita (Sabrina Rosa), mãe dedicada que deseja dar para o filho Léo (Nego Ney) uma festa de aniversário pelos seus 12 anos. Porém, com a chegada da data, descobre que todo o dinheiro que havia juntado para a festa foi roubado por Dudu (Jonathan Haagensen), seu marido, para pagar uma dívida perigosa com os moradores locais. A trama gira em torno da corrida contra o tempo da busca de Rita por formas de conseguir o dinheiro para salvar a vida do pai de seu filho e poder comemorar com ele o aniversário. Disponível na Globoplay.
- Um Tira da Pesada 4: Axel Foley
Após 30 anos desde que foi lançado ‘Um Tira da Pesada 3’, Eddie Murphy retorna no papel principal, para novas aventuras eletrizantes em Beverly Hills, depois que a vida de sua filha (Taylour Paige) é ameaçada. Os dois vão se unir a um novo parceiro, interpretado por Joseph Gordon-Levitt, além de antigos companheiros de Foley, Billy Rosewood (Judge Reinhold) e John Taggart (John Ashton) para acabar com uma conspiração. Disponível na Netflix.
- Bandida: A Número Um
Em sua estreia no cinema, a atriz Maria Bomani interpreta Rebeca. Baseado em uma história real, aos nove anos, Rebeca foi vendida pela avó para pagar uma dívida de jogo. Trabalhando para o maior bicheiro da Rocinha, ela sobe na hierarquia do crime e se torna a primeira mulher a comandar o tráfico na favela. Disponível na Netflix.
- Batalhão 6888
Inspirado em uma história real, o filme dirigido por Tyler Perry e estrelado por Kerry Washington, narra a trajetória do 6888º Batalhão do Diretório Postal Central, a única unidade composta exclusivamente por mulheres negras do Exército dos Estados Unidos enviada para fora do país durante a Segunda Guerra Mundial. Essas heroínas enfrentaram não apenas as dificuldades da guerra, mas também o racismo e o sexismo, desempenhando um papel vital ao processar milhões de correspondências para as tropas americanas. Disponível na Netflix.
- Levante
O filme narra os desafios de Sofía, interpretada por Ayomi Domenica, uma jovem de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, descobre uma gravidez indesejada. Ao tentar interrompê-la de maneira clandestina, a adolescente se torna alvo de um grupo conservador decidido a detê-la a qualquer preço. Para resistir à violência dos fundamentalistas vigilantes, Sofía conta com uma importante rede de apoio, cujo grande pilar é seu time de vôlei, mas também conta com os cuidados da treinadora Sol (Grace Passô) e de seu pai, João (Rômulo Braga). Disponível na Telecine.
- Piano de Família
Estrelado por Samuel L. Jackson e John David Washington, o filme acompanha a família Charles. No centro da discórdia, um valioso piano ameaça cortar os laços entre dois irmãos. De um lado da trincheira, está o irmão que tenciona vender o instrumento em prol da fortuna da família. Do outro lado, está a irmã que não olha a meios para conservar o último resquício do legado familiar. O tio deles tenta conciliar vontades opostas, mas não consegue manter os fantasmas do passado afastados. Disponível na Netflix.
- O Auto da Compadecida 2
O clássico brasileiro revisita a dupla icônica Chicó e João Grilo, estrelado por Selton Mello e Matheus Nachtergaele, 25 anos depois da realização do primeiro filme. Nesta sequência, além de outros atores também retornarem ao elenco, Taís Araujo surge como a Compadecida, antes interpretada por Fernanda Montenegro, e Luis Miranda como Antônio do Amor, um novo personagem. A comédia está em exibição nos cinemas.
- Gladiador 2
A sequência de Gladiador (2000) traz Denzel Washington como Macrinus, um traficante de armas influente e poderoso. Enquanto Paul Mescal assume o papel de Lucius Verus, antigo herdeiro do Império, e Pedro Pascal, Joseph Quinn, e outros se destacam no elenco, a presença de Denzel como Macrinus oferece uma nova dimensão ao universo de Gladiador. Em exibição nos cinemas.