Mundo Negro

Médico faz alerta sobre o uso da semaglutida: “se apropriam dessa medicação sem se preocupar com possíveis efeitos colaterais”

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação de um medicamento injetável chamado Wegovy, que tem como princípio ativo a semaglutida, conhecido por proporcionar uma perda de peso rápida para pacientes com obesidade. O medicamento, mais conhecido como Ozempic é comumente utilizado no tratamento da diabetes.

“A cada dia surgem novas drogas no mercado de emagrecimento, com maior eficácia, efetividade e custo. A semaglutida é a droga do momento. Com comprovação de uma redução média de 14.9% do peso na dose de 2.4mg por semana (número comparável apenas a cirurgia bariátrica)”, explicou o nutrólogo Gilmar Francisco.

Notícias Relacionadas


“Com um rótulo de ‘caneta emagrecedora’, muitos jovens vem se apropriando dessa medicação, sem que tenham diabetes, obesidade, e sem se preocupar com possíveis contraindicações ou efeitos colaterais da droga, em busca de uma perda de peso rápida e pouco consistente”, explicou o especialista, que alertou sobre a necessidade do acompanhamento especializado para o uso orientado do medicamento.

O medicamento dedicado ao tratamento de diabetes tem um custo estimado de cerca de R$ 1 mil a caneta. “Essa medicação está chegando no mercado com o nome de Wegovy e tem hoje seu princípio ativo comercializado com o nome de Ozempic, que é on-label para tratamento do diabetes, porém com grande apelo para seu uso off-label na perda de peso”, esclareceu o nutrólogo.

“É válido ressaltar que como toda medicação existem sim contraindicações, efeitos colaterais e exames laboratoriais que precisam ser acompanhados por um médico. E resultados efetivos só se darão associados a mudança do estilo de vida e instituição de hábitos saudáveis”, destacou o profissional.

A administração em caráter off-label não está proibida no Brasil, já que a Anvisa liberou no dia 2 de janeiro deste ano o uso da semaglutida.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile