A atriz e produtora de apenas 18 anos, Marsai Martin deu seu relato sobre a remoção de um cisto no ovário que tinha o tamanho de uma pequena toranja: “Finalmente, aos 18 anos, decidi fazer uma cirurgia para removê-lo e aliviar a dor que estava sentindo”, contou Martin em artigo publicado na revista Women’s Health. Em suas redes sociais, ela compartilhou uma publicação em que mostra a cicatriz do procedimento cirúrgico realizado para retirada do cisto.
A estrela de Black-Ish fez um relato importante sobre como descobriu, com apenas 14 anos, que as intensas dores que sentia durante o período menstrual não eram normais. E alertou para a dificuldade de acesso ao diagnóstico, principalmente quando se trata de meninas e mulheres negras, que sofrem mais com as disparidades sociais.”Em dezembro de 2022, abri minha conta no Instagram e fui “ao vivo” para compartilhar uma experiência de saúde difícil e assustadora. Eu havia sido diagnosticada com um cisto ovariano quatro anos antes e, finalmente, aos 18 anos, decidi fazer uma cirurgia para removê-lo e aliviar a dor que estava sentindo. Na época, não consegui encontrar nenhuma informação de pessoas que estivessem passando pela mesma coisa”, revelou.
A atriz conta que resistiu em buscar ajuda médica por um bom tempo. “Antes do meu diagnóstico, eu pensava que a dor incapacitante do período e as fortes náuseas que eu sentia todos os meses durante o meu ciclo eram normais. Então, eu resisti em ir ao pronto-socorro por causa da minha dor menstrual por anos”, disse. “Mas meus sintomas pioraram muito quando fiz 14 anos. Todo mês, no primeiro dia do meu ciclo , eu sentia dores terríveis e náuseas. Isso afetou meu trabalho, minha vida social – tudo. Eu estava tão doente que não conseguia sair de casa.”, continuou ela. A retirada do cisto aconteceu no final do ano passado, quando ela fez 18 anos.
A ginecologista e mastologista, dra. Cecília Pereira, que explica que “Em pacientes jovens [o cisto] é um achado benigno na grande maioria dos casos, tendo, na verdade, como possível complicação, a torção ou ruptura na dependência do tamanho da lesão”.
A médica explica que a maioria das pacientes jovens é assintomática, mas é preciso prestar atenção nos sintomas. “No caso de lesões maiores, pode ocorrer dispareunia (dor na relação sexual), cólicas mais intensas no período menstrual, aumento da frequência urinária, aumento do volume menstrual, e em caso de torção, dor abdominal intensa”.
Sobre o caso específico da atriz Marsai Martin, a ginecologista explica que “Cistos de até 5cm cm quando assintomáticos, tendem a desaparecer sozinhos ou com tratamento apenas medicamentoso. No caso da Marsai Martin, devido ao tamanho, a proposta deve ser cirúrgica na maioria dos casos, pelo risco de torção”.
No caso de jovens e adolescentes, a dra. Cecília afirma que os fatores de riscos associados ao desenvolvimento de cistos ovariano “são bem variados” e incluem “histórico familiar, uso de medicamentos para estimular a ovulação, ou simplesmente o estímulo hormonal do ciclo menstrual”.
A dor intensa e a dificuldade de manter a rotina de atividades foi o alerta para que Marsai Martin buscasse auxílio médico especializado. A dra. Cecília recomenda que as mulheres mantenham uma rotina de cuidados ginecológicos em dia. “Sentir dor é algo comum, mas só pode ser considerado normal quando descartamos outras possibilidades patológicas. A mulheres devem ter sua rotina ginecológica sempre em dia, pois alguns sintomas atípicos podem levantar a suspeita médica da necessidade de investigação”, reforça a médica.