Mundo Negro

Marca alemã cria óculos pensados para narizes afro

Imagem: REFRAMD

Segundo dados da Fundação Abióptica, cerca de 36 milhões de brasileiros usam óculos de grau (além é claro dos óculos de sol). Embora essas pessoas tenham características diferentes, os acessórios em sua grande maioria são projetados de acordo com características nasais caucasianas.

Como resultado, africanos e asiáticos (da zona sudeste do continente), que na sua maioria têm uma estrutura nasal baixa e larga, usam óculos inadequados. É exatamente esse problema que a Refrmd tenta resolver. Por enquanto, a marca está divulgando uma linha de óculos de sol com um ajuste personalizado, de acordo com as medidas faciais de cada cliente. Mais tarde, a empresa pretende produzir também óculos de grau.

Embora os óculos e o software sejam desenvolvidos com foco na população afrodescendente, o algoritmo da empresa pode fazer com que os seus produtos se adequem a qualquer pessoa com qualquer perfil facial, afirma a marca.

Considerando os desperdícios ambientais, a Reframd produz todas as suas armações sob demanda – via online e com a possibilidade de testes – resultando em zero desperdício a nível de stock.

Com armações de nylon impressas em 3D e lentes de poliamida Zeiss, a marca desenvolveu quatro designs unisexo, Liptitika, Moni, Planga e Umoyo, que podem ser adquiridos em preto, cáqui, bordeaux e laranja. A salientar também que os óculos são resistentes às manchas, aos raios ultravioleta, ao contato com a pele e à prova de transpiração.

Ackeem Ngwenya e Shariff Vreugd fundaram a Refrmd em 2020 em Berlim, devido à frustração pessoal de não encontrar óculos adequados.

Ackeem Ngwenya (produto e estratégia) é um designer de produtos, com origens da África do Sul e Malawi, residente em Berlim, e Shariff Vreugd (marketing e desenvolvimento de negócios) trabalhou para várias startups em Berlim, com foco no desenvolvimento de negócios, e é originário do Suriname.

Hoje, a empresa está a divulgando uma campanha de crowdfunding com o objetivo de potencializar a marca junto dos consumidores e financiar a fase final de produção do produto, máquinas, bem como gastos com software.

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