Mundo Negro

‘Malês’ e ‘Othelo, O Grande’: filmes brasileiros serão exibidos no maior festival de cinema africano

Fotos: Vantoen Pereira Júnior e Divulgação

O cinema negro brasileiro vai marcar presença na 29ª edição do Festival de Cinema de Ouagadougou (FESPACO), o maior e mais prestigiado evento do audiovisual africano, que acontece a partir deste sábado (24) em Burkina Faso. Entre os destaques da programação estão Malêse ‘Othelo, O Grande‘, duas produções que mergulham fundo na história e na resistência negra no Brasil.

Dirigido por Antônio Pitanga, ‘Malês‘ traz para as telas a história da Revolta dos Malês, o maior levante de escravizados de origem islâmica no Brasil, que aconteceu em Salvador, em 1835. A produção tem lançamento previsto ainda para 2025 nos cinemas brasileiros.

Notícias Relacionadas


Estrelado por Rocco Pitanga e Samira Carvalho, a dupla interpreta Dassalu e Abayomé, respectivamente, um casal separado à força durante o casamento quando foram arrastados de África e vendidos como escravizados no Brasil. Ambos lutam para sobreviver e se reencontrar enquanto começa a Revolta dos Malês.

Já ‘Othelo, O Grande‘, de Lucas Rossi, conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio 2023 e agora chega ao FESPACO para contar a trajetória de Grande Otelo. Do teatro ao cinema, o ator enfrentou preconceitos e desafios para se tornar um dos primeiros ícones negros da cultura brasileira, abrindo portas para futuras gerações.

Com material de arquivo raro e depoimentos de grandes nomes da arte, o documentário resgata o legado e a importância de Otelo na luta pelo reconhecimento de artistas negros no Brasil.

O FESPACO, criado em 1969, é uma das maiores vitrines do cinema africano e afro-diaspórico, reunindo produções de diversos países que dialogam com a história, a identidade e as lutas do continente.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile