“Será que eu vou ter que que deixar meu sonho de jornalismo de lado para virar prefeita?.” Mirella Archangelo, 11 anos, dona dessa frase é a prova que o empoderamento infantil não é brincadeira.
Ela e seus três irmãos criaram o Jornal da Tarde para denunciar o descaso com o asfalto da rua onde moram, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Notícias Relacionadas
De acordo com sua mãe, Amanda Salles , o sonho de Mirella ser jornalista surgiu depois da grande repercussão do seu primeiro vídeo. “Ela percebeu que poderia melhorar o nosso bairro e ajudar as pessoas. Ela fez um vídeo denunciando o desperdício de água aqui na nossa rua e o problema até já foi resolvido”, detalhou a mãe da pequena repórter em entrevista à página Mulheres Jornalistas no Facebook.
Mirella diz que não treina muito antes de gravar os vídeos. “Eu arrumo tudo, mas é mais na minha cabeça”.
Ela e seus irmão, explicam muito bem, os detalhes dos problemas do asfalto, quem tem muitos buracos quem inundam durantes as chuvas e agora durante as férias, dificultam a diversão da criançada. “Os carros passam e quebram tudo e quando seca, espirra pedra na gente”, explica o irmão de Mirella.
No vídeo abaixo ela dá um flagrante da queda de um garoto que estava andando de bicicleta e caiu por conta do buraco.
“As meninas têm que pensar no futuro, se elas quiserem ser pedreiras ou astronautas, elas podem. Não existe profissão para homem ou mulher e elas tem que estudar bastante”, ensina Mirella.
De acordo com a reportagem da UOL,” a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto não quis comentar os vídeos, mas prometeu que o problema da buraqueira apontado por Mirella será solucionado até a próxima quarta-feira”.
Que Mirella e seus irmão continuem inconformados com o descaso e denunciem sempre, até porque eles sabem exercer sua liberdade e cidadania mais do que muitos adultos.