Atualmente, a jornalista Karine Amancio é a única mulher negra na área de Relações Públicas (RP) no mercado de luxo, no setor de moda, pelo mundo. “Eu cresci frequentando ambientes majoritariamente brancos, na escola ou para lazer, e por muitas vezes ambientes de luxo. Era algo que eu já conhecia bem, mas não tinha a vivência frequente de hoje em dia”, disse em entrevista ao MUNDO NEGRO.
Crescida em uma família de classe média no interior de São Paulo, Karine trabalha na empresa brasileira JHSF e atende clientes como o Shopping Cidade Jardim e Shops Jardins e nas áreas nobres de capital paulista, além de ser Editora de Acessórios na Revista Cidade Jardim. A profissional também é engajada na luta racial para inclusão da imagem de pessoas negras nesses ambientes.
Notícias Relacionadas
Na última edição da revista, foram publicadas duas capas com o Ex-BBB Paulo André e a top model piauiense Lais Ribeiro, além da jornalista Joyce Ribeiro em um editorial de moda. “Trabalhar a diversidade em todos os espaços é algo presente no meu dia a dia. Não apenas na revista, mas em todas as frentes de comunicação em que atuo. Tenho a felicidade de trabalhar em um time comprometido e empático pelas questões raciais. Então trazer o meu olhar e a minha vivência para este espaço é algo enriquecedor”, diz.
Já na coluna “Mural de Desejos“, ela publica várias dicas de artigos de luxo. “Sempre elegemos uma tendência para abordar e consequentemente escolho peças que são de desejo para mim. Eu amo a pesquisa que faço durante a criação, pois cada vez me aprofundo mais em algum tema que vai além da peça em si para a história da moda”.
E o trabalho às vezes rende alguns mimos luxuosos. “Recentemente ganhei um sapato de uma marca que sou fã e já uso há alguns anos. Lindíssimo e realmente o meu estilo. Fiquei muito feliz e grata por ver que meu trabalho está sendo reconhecido”.
Para Karine, o conforto é indispensável na hora de pensar sobre luxo. “É ter a tranquilidade de poder fazer escolhas para o meu bem-estar. Acredito em conforto na sua abrangência como por exemplo poder escolher o que comer, onde morar e coisas assim”. E afirma: “Luxo combina com conforto, se não é apenas ostentação”.
No cotidiano, ela tem as suas preferências. “Adoro peças com caimento legal e materiais com cores vivas e muito brilho que refletem a minha personalidade vibrante e meu orixá Oxum”.
Mulher negra de luxo e de referência
Karina diz que a comunicação e a moda sempre foram suas grandes paixões. “Eu fui modelo quando adolescente e fiz jornalismo na faculdade, então conseguir unir esses amores é uma grande realização. Desde pequena eu sonhava em trabalhar com moda. É algo que me faz vibrar e me emociona”, conta Karine.
A jornalista trabalhou na Semana de Moda de Paris, em março deste ano, com algumas marcas internacionais que ela trabalha no Brasil. “Tive a oportunidade de conhecer Olivier Rousteing diretor criativo da Balmain, único negro a frente de uma Maison de luxo. Foi uma realização poder trabalhar com ele, que é um ícone mundial e uma referência”.
Outra grande referência profissional para o início da carreira de Karine foi a jornalista Glória Maria. “Uma mulher negra, jornalista, que fala diversas línguas, sempre conseguia as melhores entrevistas, viajou o mundo todo, tem reconhecimento internacional e é muito respeitada por seu trabalho”.
Hoje, Karine também é uma referência como profissional e sendo a única RP negra no mercado de luxo na área de moda e uma das poucas somando a outros nichos do mercado. “Sabemos o quanto não ter referências é impactante negativamente em nossas vidas. Ser a sua própria referência é um caminho que muitas de nós temos que construir”.
Apesar da falta de representatividade nesta área, a jornalista deixa conselhos importantes para as mulheres negras que também pretendem atuar nesta área. “Sejam curiosas sobre o mercado e as pessoas que estão nele. Estudem bastante e tenham um plano de como fazer para chegarem em seus objetivos. Networking na área de comunicação, em geral, é imprescindível. Então sejam interessantes e estejam interessadas em aprender sempre e estarem conectadas com pessoas que vocês admiram. Hoje a internet nos possibilita alcançar essas pessoas então usem essa ferramenta a seu favor”.