Mundo Negro

Lula assina decreto que garante reserva de 30% dos cargos de confiança no governo para pessoas negras

Foto: Ricardo Stuckert.

Nesta terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que estabelece uma cota mínima de 30% para pessoas negras em cargos comissionados e de confiança no governo federal. A medida faz parte de um pacote anunciado durante cerimônia no Palácio do Planalto, que celebrou os 20 anos de políticas de igualdade racial. De acordo com texto, foi estabelecido o prazo de até 2025 para que a administração pública alcance o percentual mínimo de reserva de vagas.

Os cargos de confiança são preenchidos por meio de livre nomeação, sem a necessidade de concurso público. “Em parceria com o ministério da gestão e inovação, comandado por minha querida Esther Dweck, daremos esse passo inédito que entrará para a história. negros e negras na ponta e no topo da implementação de políticas públicas no governo federal, um novo horizonte pra uma nova página desta gestão”, celebrou a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. “Me alegra aqui também dizer que no campo da promoção de ações afirmativas, partiremos do princípio da transversalidade das políticas públicas e da interseccionalidade, sobretudo, de raça, etnia, gênero e para definir o objeto central das diretrizes e elaborações normativas do novo programa nacional de ações afirmativas, nesse momento através de um grupo de trabalho interministerial“.

Notícias Relacionadas


Anielle Franco, Ministra. Foto: Jacqueline Lisboa.

Entre as medidas anunciadas por Lula e Anielle Franco, foi divulgada também o programa Aquilomba Brasil, que vai atuar na promoção dos direitos da população quilombola nos eixos de acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, e direitos e cidadania. A estimativa é de que cerca de 214 mil famílias e mais de 1 milhão de pessoas no Brasil sejam quilombolas.

Durante a solenidade, o presidente também assinou o decreto de criação do grupo de trabalho interministerial para a criação do novo Programa Nacional de Ações Afirmativas. O grupo de trabalho deverá pensar e estruturar ações para acesso e permanência de estudantes negros na graduação e pós-graduação das universidades brasileiras, além de propor políticas de reservas de vagas também em órgãos governamentais.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile