Mundo Negro

Levantamento aponta o percentual de pessoas negras em cada capital brasileira

Foto: Freepik

De acordo com um levantamento feito pelo Guia Negro, com base nos dados oficiais do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Salvador (BA) é a capital com o maior percentual de pessoas negras no Brasil (83%), enquanto Florianópolis (SC) tem o menor percentual (23%).

O portal pesquisou o número quantitativo e percentual da população negra das 27 capitais brasileiras, que apontou outra curiosidade: todas as capitais da região Norte têm 70% ou mais de população negra, sendo o Macapá com maior destaque (76,1%).

Notícias Relacionadas


Já na região Sudeste, São Paulo (SP) é a única capital com menos da metade de habitantes negros (43%), porém, ainda é a cidade com a maior população negra do país, com cerca de 4,9 milhões de negros. Belo Horizonte (MG) possui o maior percentual da região com 56% de pessoas negras. 

No Nordeste todas as capitais têm 56% ou mais da população negra. A capital com menor percentual da região é Natal (RN). Quanto ao Centro-Oeste, todas as capitais têm mais da metade dos habitantes negros, com maior destaque para Cuiabá (MT), com 68,5%.

Assim como Florianópolis, as outras capitais da região Sul, se mantém com cerca de 25% da população negra. No caso de Porto Alegre (RS), com 26%, o número de pessoas pardas (178 mil) e pretas (168 mil) são bem parecidos, enquanto na maior parte das capitais brasileiras, o número de pardos são bem maiores e o de pretos. 

Veja o levantamento completo aqui!

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile