Mundo Negro

Léa Garcia rebate frase racista do presidente da Argentina: ‘Não posso me calar”

Foto: Reprodução

A atriz Léa Garcia usou suas redes sociais para rebater as falas racistas do presidente da Argentina, Alberto Fernández, que em um evento com empresários e o primeiro-ministro da Espanha, disse que “Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós os argentinos, chegamos de barcos. E eram barcos que vieram de lá, da Europa”.

Fazendo referências ao Tango, ritmo que é marca da cultura argentina, a atriz, de 88 anos, citou o antropólogo Norberto Pabo Cirio. “O tango nasceu num bairro de descendentes de escravos africanos na Argentina” e continuou: “Será que o presidente da Argentina, senhor Alberto Fernández, desconhece ou ainda quer manter em segredo essa raiz, ‘selvagem’, do tango? Será que o genocídio sofrido pelos indígenas na Patagônia, pelo exército da Argentina, outra raiz ‘selvagem’, tanto como ‘a raiz mexicana’, também lhe é desconhecida?”, questionou a atriz

Notícias Relacionadas


“Não posso me calar diante da referência, tão impregnada de orgulho, ao ‘navio europeu’ que invadiu terras americanas levando o etnocídio ao povo nativo e o genocídio de uma parcela da população negra existente na Argentina”, afirmou Léa, que é referência no ativismo para a inserção da população negra no teatro e na televisão e que integrou o Teatro Experimental do Negro, nos idos dos anos 1950.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile