Mundo Negro

Léa Garcia completa 89 anos e é homenageada com festa e moção da câmara de vereadores do Rio de Janeiro

Foto: Ernane Pinho.

Uma das maiores griots em atividade completará 89 anos e receberá homenagem dupla. Léa Garcia, atriz que foi indicada em Cannes por Orfeu Negro, em 1957 ganhará uma festa neste sábado (12) no Boteco & Gafieira Seu França, local que se tornou point de nomes importantes da negritude no Rio de Janeiro. Além da festa, a artista vai receber uma moção de congratulações, entregue pela vereadora Tainá de Paula.

“Falar sobre Léa Garcia nessa data tão especial é uma honra! Ela é quem faz aniversário e nós que somos agraciados com sua presença, além de poder homenageá-la em vida. Reconhecemos sua relevância por seu honroso destaque na dramaturgia brasileira. Léa é, sobretudo uma figura importante na defesa da cultura, do antirracismo e da igualdade racial. Todos os vivas para Léa”, diz a vereadora.

Notícias Relacionadas


Para Rodrigo França, anfitrião e organizador da homenagem, “é um dever reverenciarmos dona Léa Garcia. A sua trajetória traça um caminho de dignidade, potência e talento. Referência máxima na arte e em outros aspectos da vida”.

Para  a ocasião, a atriz pediu que fizessem seu prato preferido — feijoada— e que a música ficasse por conta de uma roda de samba protagonizada por mulheres. Essa missão vai ser levada pelo grupo Moça Prosa.

O Boteco do Seu França foi aberto pelo ator Rodrigo França e seu irmão Fábio, no dia 16 de julho do ano passado, com a ideia de oferecer empregabilidade às pessoas pretas e dar continuidade ao legado afro-brasileiro. O estabelecimento recebeu este nome em homenagem ao pai dos dois, que era fã da noite carioca.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile