Após a Bauducco cancelar a campanha por acusação de plágio, a Laboratório Fantasma, empresa de Emicida e de seu irmão Evandro Fióti, que atua como CEO, emitiu um comunicado nas redes sociais, explicando que o rapper foi convidado para fazer a campanha e que em determinado momento “a agência [responsável pelo projeto] alegou que não havia recursos para conceber o projeto no formato proposto, o que fez com que a negociação não fosse adiante”, ainda de acordo com o comunicado, a marca tinha interesse em “associar o seu reposicionamento à narrativa e aos ideais do experimento social “AmarElo”, lançado por Emicida em 2019.
Notícias Relacionadas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
— Laboratório Fantasma (@lab_fantasma) October 19, 2023
O texto ressalta ainda que ““AmarElo” é resultado de mais de 12 anos de trabalho, foi premiado e elogiado e conseguiu todo esse feito em meio à uma indústria que, como sabemos, pouco incentiva as ideias e os corpos por trás de uma produção desse gênero. Acontecimentos como esse, que envolvem o uso de propriedade intelectual sem permissão e a falta de ética de um mercado composto maioritariamente por pessoas brancas, infelizmente são recorrentes. E ressaltamos que isso gera a nossa profunda indignação!”
Na noite da última quarta-feira, 18, a Bauducco anunciou o cancelamento da campanha com o single “Magia Amarela”, estrelada pelas cantoras Juliette e Duda Beat. Na nota a empresa informou que “a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”.
O CEO da Lab Fantasma fez uma publicação no twitter após a Bauducco anunciar o cancelamento da campanha respondendo às críticas que recebeu, principalmente dos fãs das cantoras, após expor o caso nas redes sociais: “Reafirmo que além de provar a apropriação e desrespeito com nosso trabalho, a campanha foi cancelada pois eu acompanhei 100% deste processo e tenho experiência e notoriedade para conduzir essa situação. Podem espernear, mas está comprovando”.
A Campanha caiu, e embora tentem atacar minha reputação é mais uma
— Evandro (@fiotioficial) October 19, 2023
Pratica violenta e racista.
Quem intermediou todas as negociações de forma honesta, ética e coerente, fui eu.
Desde o diálogo com agência e marca, ate a conversa com as artistas que fizeram parte da música.…