Mundo Negro

JusRacial e OAB firmam parceria para curso sobre Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial

Foto: Eugênio Novaes

Durante uma reunião, realizada na última segunda-feira (28), entre o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, e o advogado Hédio Silva Júnior, ex-Secretário de Justiça de São Paulo e fundador do JusRacial, foi firmada uma parceria entre as instituições para elaboração de um curso sobre o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial, a ser ministrado pela Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional).

Aprovado em novembro de 2024 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial estabelece diretrizes para que o Poder Judiciário incorpore questões raciais em suas decisões. O documento é obrigatório e traz recomendações para magistrados. A presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Silvia Souza, que também participou da reunião, afirmou que o curso deve ser lançado ainda neste semestre: “A OAB já está tomando essa providência para lançar ainda neste semestre o curso para toda a advocacia. Isso nos ajudará a preparar a classe para advogar com a perspectiva racial, não só para o Direito Penal, mas em outras áreas também que se aplique com essa perspectiva cobrando o Judiciário decisões nesse sentido”, contou.

Notícias Relacionadas


“A OAB dá um passo fundamental no sentido de aprimorar a formação dos advogados, e, sobretudo, impulsionar a aplicação do recentemente aprovado Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial”, destacou. De acordo com a OAB, o conteúdo programático do curso deve ser definido no próximo encontro.

Beto Simonetti afirmou que a criação do curso representa “uma medida efetiva de conscientização. A discriminação é algo criminoso. A OAB quer contribuir para materializar políticas e protocolos para que todos sejamos tratados como irmãos, iguais, dentro daquilo que prevê efetivamente a Constituição da República”. Ele também lembrou outras medidas tomadas pela entidade que vão de encontro às políticas de reparação da população negra, como a aprovação da política de cotas raciais para negros (pretos e pardos), no percentual de 30%, nas eleições da OAB.

Também participaram da reunião, Ana Luíza Nazário, coordenadora acadêmica da JusRacial e a secretária-geral do CFOAB, Rose Moraes.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile