Mundo Negro

Jovens da periferia representam o Brasil no Global Solutions Summit, fórum tecnológico que acontece na Alemanha

Foto: Reprodução

Da quebrada para o Mundo! Lucas Lima, CEO da Infill, e Diogo Bezerra, fundador da Mais1Code, estão representando as jovens lideranças e as quebradas do Brasil no Global Solutions Summit, em Berlim, Alemanha.

A Global Solutions Summit é um fórum mundial que reúne países do G20 e do G7 que discute os principais desafios políticos dos países da cúpula. O evento reúne especialistas da tecnologia, organizações de pesquisa, representantes de governos e representantes da sociedade civil em busca de soluções para os problemas globais e parcerias. O evento ocorre anualmente desde 2017 e esse ano acontece nos dias 15 e 16 de maio.

Notícias Relacionadas


Lucas Lima, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, é fundador da Infill, empresa de impressora 3D de baixo custo – que já foi premiada em 2019 pela Shell Iniciativa Jovem – e consultoria e desenvolvimento. Em 2021, Lucas também teve a honra de ser notado pela BeyGood, fundação da Beyoncé que apoia causas e projetos sociais.

Diogo Bezerra, do Jardim Pantanal, em São Paulo, é sócio fundador da 4Way, projeto que oferece bolsas de estudo de inglês e espanhol para jovens da favela, e também da Mais1Code, escola gratuita de tecnologia para jovens de baixa renda.

Para o Mundo Negro, Diogo e Lucas contaram um pouco sobre como está sendo a experiência. Para os dois jovens empreendedores, o Global Solutions Summit foi bastante “significativo” e possibilitou conectar seus projetos ao mundo. 

“Eu pude absorver networking nacional, networking internacional, conhecer chanceler, conhecer os brasileiros que estão na embaixada da Alemanha e saber como eu posso ajudá-los e como eles podem nos ajudar. Então foi algo muito proveitoso. Entender como funciona a política global e a questão também das mudanças climáticas”, conta o CEO da Infill.

“Um dos meus maiores objetivos é começar a correlacionar esses contatos globais que fiz aqui com os meus projetos e também fazer com que o conhecimento que adquiri possa ser divulgado e que mais jovens possam se engajar nas questões globais”, complementa o sócio fundador da Mais1Code.

Além do networking, também tiveram a oportunidade de debater assuntos de interesses globais, como as mudanças climáticas e a importância de olhar para o continente africano. Uma frase que marcou Bezerra em uma das palestras foi: “Para a Europa, a mudança climática é sobre sustentabilidade, e para África, é sobre sobrevivência”

Eles falaram no evento sobre favelas, contextos sociais e racismo no fórum. Também mencionaram a importância de políticas públicas, tanto no Brasil como fora, e reforçaram no evento que o país é mais que só a Amazônia. “Quando se cita Brasil, só cita somente a Amazônia e a gente sabe que o Brasil são diferentes povos, diferentes culturas, diferentes Brasis em cada metro quadrado”, reforça Lima.

Viajar até Berlim não foi uma tarefa fácil para os dois jovens, eles contaram com o apoio coletivo da comunidade. Para participarem do Global Solutions Summit abriram uma campanha de financiamento coletivo e arrecadar fundos, mas felizmente chegaram à meta e vão trazer conhecimento e oportunidades para as quebradas do Brasil.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile