O jornalista Amon Borges lançou nesta semana o Portal Lineup, um hub de conteúdo com notícias, entrevistas e coberturas de eventos para quem se interessa por shows e festivais de música, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. “O Portal Lineup vem com a proposta de ampliar a cobertura de shows e festivais, que é muito restrita ao eixo Rio-SP. Inclusive no próprio estado de São Paulo, por exemplo, há muita coisa interessante pelo interior que não está no radar de quem está na capital. E a boa parte desses eventos eu já fui, conheci e fica mais fácil de contar essas experiências“, diz Amon ao MUNDO NEGRO.
O jornalista acredita que seu olhar de diversidade ajuda bastante na proposta de seu novo projeto. “Se você vai a uma sala de imprensa de um grande festival ou de um grande show em estádio, vai poder observar um padrão muito claro, literalmente. Quem está ali em sua maioria? Pessoas brancas… É um reflexo da sociedade, reflexo do quadro de funcionários de uma Redação. Embora haja muitos artistas negros, quem faz essa cobertura no geral é um profissional branco”.
Nascido em São Paulo, Amon Borges é jornalista, consultor de comunicação, mestre de cerimônia e curador de eventos musicais. Com ampla experiência no tema, o profissional expande o projeto que nasceu em 2018, quando morava na Espanha, se desenvolveu e ganhou notoriedade na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por quase 12 anos. “Observei que a cobertura era extremamente centrada no eixo Rio-SP. Achei interessante mostrar ao público que gosta de música as diversas opções que ficam fora do radar”, diz ele, que já cobriu eventos em diversos países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Hungria.
De olho na inclusão e na diversidade, o Portal Lineup vai englobar todos os ritmos musicais –rock, pop, rap, trap, samba, pagode, funk, sertanejo, reggae, eletrônico, gospel. “Acho importante transitar por todos os gêneros independentemente do meu gosto musical”, indica o editor. O conteúdo multimídia guiou também a concepção de todo o visual do projeto. Foi adotado um layout responsivo, clean e que ajuda a valorizar as belas imagens especialmente captadas nos palcos. O design e a tipologia das redes sociais também foram pensadas e desenvolvidas para trazer clareza e boa visibilidade para os leitores.