Mundo Negro

Jornada de Saúde Africana faz um ano e promove bolsas à pessoas pretas e indígenas

Foto: Divulgação/Jornada Seneb

O casal Candace Makini e Amani Kush, gestores da plataforma Kiumbe Ixi, desenvolveram a ‘Jornada Seneb Nbw’ (se lê ‘nebú) que completa um ano de atividades em abril de 2021.

A ideia foi desenvolvida como uma adaptação aos eventos de promoção da saúde holística africana realizados presencialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Rio Grande do Sul,  Brasília e Santa Catarina. Nesta edição especial de um ano, serão selecionadas cinco pessoas pretas ou indígenas que estejam passando por questões emocionais e/ou psicólogicas decorrentes da pandemia e do isolamento social. Os interessados devem demonstrar interesse via mensagem no instagram da plataforma.

Notícias Relacionadas


O evento contempla seis encontros online, entre os dias 10 e 18 de abril, que ocorrerão via plataforma Zoom, além de trocas de informações e materiais de estudo pelo Whatsapp.

Durante a pandemia, o álcool e a cafeína têm sido as drogas psicoativas mais consumidas, segundo o neurocientista americano Carl Hart relatou em janeiro deste ano. Além disso, segundo pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em conjunto com as Universidades Federais de Minas Gerais e Campinas, 40% dos entrevistados relatou se sentir triste ou deprimido com frequência, sendo que entre essas pessoas o aumento da ingestão alcoólica foi de 24%, acima da média geral. No quesito alimentação, em pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA), unidade gerida pela Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (Cocen/Unicamp), pessoas com excesso de tarefas relataram aumento de aproximadamente 40% no consumo de delivery de fast-food e 34% no consumo de delivery de comida pronta.

Tais dados são um alerta sobre os impactos psicológicos e de alimentação da população durante o isolamento social, e de como a Jornada Seneb pode proporcionar um novo olhar para a população negra, indígena e periférica sobre os cuidados com a saúde. A palavra Seneb, escolhida para intitular a jornada, significa ‘saúde’ no idioma Mdw Ntchr (se lê ‘Medú néter’), original do Antigo Egito. “A situação atual é um convite para utilizarmos as ferramentas de auto-integração e cura deixadas pelos nossos ancestrais, para que possamos defender a nossa integridade física e a saúde plena”, comenta a Terapeuta Holística Candace Makini. A jornada contempla estudos e práticas de saúde holística africana, meditação, yoga africana, introdução à alimentação viva (I-tal), cristaloterapia, além de conhecimentos sobre os Essênios: A Antiga Ordem Sagrada Africana, trazidos pela convidada especial Emaye Ama Mizani. “Emaye  é pesquisadora de saúde holística africana há 10 anos, instrutora de Kemetic Yoga, gestora da plataforma Ankhcestral e contribuiu significativamente em nosso caminho de entendimento da Saúde Holística Africana”, comenta Amani Kush, instrutor de Kemetic Yoga e músico.

Ao final do encontro, ocorre um tradicional almoço coletivo de alimentação viva (I-tal), e nesta edição especial de um ano, também ocorrerá uma apresentação musical de Amani Kush, com o intuito de elevar as vibrações com melodias e palavras de poder. As inscrições estão abertas pelo valor de R$ 100,00 e podem ser feitas por Whatsapp. 

Confira a programação completa:

10/04 – 1º Encontro

• Rituais para abertura de caminhos; Propósitos da Jornada; Introdução à Saúde Holística Africana ; Kemetic Yoga; Meditação Coletiva Hekau;

.

11/04 – 2º Encontro

• Consciência I-tal; Nutricídio; Introdução a Alimentação Viva; Prática: Produção de brotos de girassol e grama de trigo;
.

13/04 – 3º Encontro

• Os Essênios: A Antiga Ordem Sagrada Africana – Teoria e Prática com Emaye Ama Mizani;

.

15/04 – 4º Encontro

• Poderes elementares: Domínio Mineral e Cristaloterapia; Meditação com cristais;

.

17/04 – 5º Encontro

• Jejum Coletivo (opcional) – O Sistema Espiritual de Pensamento Profundo do Vale do Hapy (Nilo) – Kemetic Yoga, Auto-Percepção e Auto-Realização;

.

18/04 – 6º Encontro

• Preparação coletiva do I-tal – l Apresentação musical de Amani Kush e celebração de encerramento da Jornada Seneb – Edição de 1 ano

SERVIÇO

Jornada Seneb – Edição de 1 ano (Saúde Holística Africana)

Sobre Kiumbe Ixi

A Kiumbe é uma plataforma e empreendimento familiar que tem como missão compartilhar saberes ancestrais que possibilitam a ascenção de africanos diaspóricos e continentais através da restauração da sua identidade e legado cultural. A partir do entendimento afrakano da nossa interconexão com a natureza, o nome Kiumbe Ixi significa criações da terra. Dentre os serviços oferecidos pela plataforma estão: práticas ancestrais de cultivo de energia, kemetic yoga, cristaloterapia, aromaterapia, fitoterapia, alimentação I-tal, criação de adornos culturais identitários, além de palestras, oficinas e jornadas de saúde holística.  A intenção é promover autoconhecimento, autonomia, práticas de autocuidado, saúde, bem estar e excelência, utilizando nossas próprias referências culturais e espirituais.  A Kiumbe nasceu em meados de 2016 como consequência do processo de desenvolvimento pessoal e vivência de Candace Makini e Amani Kush. Candace desenvolve oficinas de saberes ancestrais, é psicoaromaterapeuta, alquimista natural, cristaloterapeuta, instrutora de kemetic yoga, e pesquisadora dos antigos conhecimentos tradicionais relacionados a cura pela natureza. Amani Kush estudou na Shock Metaphysics Kemetic Wisdom School através da Kasa de Ma’at, é estudante de Mdw Ntchr (Medu Netcher – linguagem e escrita clássica africana) com o renomado mestre Mfundishi Jhutyms, instrutor de kemetic yoga, pesquisador da ciência espiritual africana do Vale do Hapy (Nilo), fomentador da consciência I-tal (vital/natural), da saúde holística africana e práticas ancestrais de cura.
Conheça mais: Instagram Kiumbe Ixi, Candace Makini e Amani Kush

Sobre Emaye Ama Mizani

Emaye é mulher Africana, mãe, nutridora e praticante da alimentação ITAL e pesquisadora de saúde holística africana há 10 anos. Instrutora de Kemetic Yoga, Ama, foi iniciada na alimentação crua e viva através do Mestre Aris Latham, e mais tarde deu continuidade pelo projeto Terrapia. Atuou no Brasil educando e instruindo a comunidade Africana em conhecimentos básicos de bem-estar e equilíbrio, promovendo a expansão desse modo de vida entre os nossos. Também já ensinou em Cabo Verde e no Haiti. Dona da marca Ankhcestral – The Ital Concept, hoje vive em Oakland, Califórnia, atuando como instrutora de dança Afro e chef/culinarista particular, além de dedicar maior parte de seu tempo à edificação de sua família.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile