Mundo Negro

“Isso é Coisa de Preta”: GNT lança campanha com foco na questão racial, no mês da consciência negra

Foto: Kelly Fuzaro.

Iniciativa busca ressignificar a fala racista e exaltar mulheres negras

Legado, empoderamento e representatividade. Essas são as pautas da campanha do GNT Isso é Coisa de Preta”, que busca ressignificar a fala racista de modo a exaltar as mulheres negras e evidenciar as várias possibilidades que elas têm diante de si. As peças, que serão veiculadas na TV e redes sociais do canal a partir do dia 28 de outubro, na véspera do mês da Consciência Negra, têm o objetivo de inverter perspectivas e demonstrar que as mulheres negras tem orgulho de ser quem são, do cabelo, do corpo, das próprias referências e da importância que elas têm no país. Com diferentes idades, tons de pele, orientações sexuais, identidades de gênero e profissões, as protagonistas da campanha reforçam o fato de que mulheres negras são plurais e diversas.

Notícias Relacionadas


Filmamos mulheres com histórias reais para trazerem inspiração em um tom pessoal e com experiências que geram identificação. Assim, reforçamos e damos continuidade ao papel do GNT de convidar todos a refletirem sobre temas relevantes para a sociedade. Em 2019, adotamos o posicionamento GENTE INSPIRA GNT, buscando abrir conversas com pessoas que inspiram e transformam o mundo, e a programação está sempre evoluindo em conteúdos relevantes para a sociedade, como questões de gênero e violência contra a mulher. Acreditamos que a reflexão e o debate são peças fundamentais para a construção de um mundo mais equalitário, e colocar luz sobre a diversidade, não só agora, mas ao longo do ano todo, é fundamental nessa construção”, afirma Fabiana Gabriel, gerente de marketing e digital do GNT, VIVA e Mais na Tela.

O lançamento de “Isso é Coisa de Preta” será feito por Gaby Amarantos no “Saia Justa” desta quarta, dia 27. O programa ao vivo, que vai ao ar às 22h30, conta ainda com a participação de Silvio Almeida, que fala, entre outros temas, sobre como o racismo é disfarçado nos tempos atuais, e como se posicionar diante desse cenário. Durante a atração, será exibida a peça Manifesto, um filmete de 30 segundos que combina declarações de mulheres negras, e valoriza as trajetórias dessas personagens por meio de falas de orgulho para inspirar gerações futuras. Gaby também é apresentadora do “Diálogos – Isso é Coisa de Preta”, evento conectado com a campanha e que vai amplificar vozes potentes de mulheres negras. A iniciativa será transmitida no YouTube do GNT dia 11 de novembro. 

https://mundonegro.inf.br/wp-content/uploads/2021/10/MOF_CONSICIENCIA_NEGRA_2021_GNTSL-016306_-1.mp4

A partir do dia 28, vão ao ar as demais peças, como a “Buscador”, que utiliza buscadores da internet como forma de divulgar o impacto positivo da comunidade negra na sociedade. Já a peça “Orgulho” leva para os programas e intervalos histórias diversas e inspiradoras que falam sobre o orgulho de ser uma mulher negra, desconstruindo estereótipos de talentos do GNT, como Taís Araújo e Stephanie Ribeiro, e das personagens-reais protagonistas da campanha, como a doceira Marcia Florencio, a dentista Ava Simões, a artista plástica e ceramista Gabriela Marinho, a engenheira química Christina, a afrobailarina Bruna Montenegro e a atleta paralímpica July. No final dos vídeos, mulheres negras são convidadas a enviarem, por meio de um QR Code na tela, seus relatos pessoais para serem apresentados na campanha. Também serão exibidos filmetes com depoimentos de cada uma das personagens sobre elas mesmas e um vídeo com os bastidores da produção de “Isso é Coisa de Preta”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile