Mundo Negro

ID_BR anuncia os finalistas ao prêmio “Sim a Igualdade Racial 2021”

Imagem: Prêmio ID_BR 2020

O Instituto Identidade do Brasil (ID_BR) anunciou nesta quinta-feira, dia 6 de maio, os finalistas ao prêmio “Sim à Igualdade Racial 2021”. O evento que será exibida no dia 29 de maio (sábado), às 16h30, no Multishow e no Facebook do instituto, tem o objetivo de reconhecer os principais nomes e iniciativas que trabalham em prol da igualdade racial no Brasil.

O prêmio, que existe desde 2018, pensa em premiar 10 categorias, que estão envolvidas dentro de três pilares: Cultura, Educação e Empregabilidade.

Notícias Relacionadas


As categorias de Cultura são dedicadas à indicações de cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada. Já no caso da Educação, é voltada para premiar iniciativas que buscam promover a igualdade racial por meio da educação, seja criando novas formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado. Com a Empregabilidade, o objetivo é premiar empresas que valorizem e possuem práticas em prol da equidade racial, como programas internos, grupos de trabalhos e posicionamentos perante o público externo. 

“Mesmo com todos os desafios trazidos pela pandemia, recebemos mais de 8 mil indicações de pessoas e projetos de todo Brasil neste ano. Na última edição tivemos mais de 30 milhões de visualizações da premiação na nossa página do Facebook e ficamos entre os programas mais vistos no Multishow. Este ano promete ser ainda mais especial!” Fala a fundadora do ID_BR, Luana Génot.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o público indicou os nomes para concorrerem. Na sequência, o ID_BR realizou uma curadoria interna para definição dos finalistas. Agora, os três nomes de cada categoria serão encaminhados ao júri especializado, formado por pessoas de conhecimento notório em cada pilar, para a escolha dos vencedores.

Prêmio Sim a Igualdade Racil 2018

Esse ano surge uma novidade no prêmio: Pela primeira vez, além de levarem para casa o troféu ‘Mad World’, do artista plástico Vik Muniz, os premiados também serão contemplados com R$ 3 mil para fortalecer seu projeto, ajudar alguma instituição ou até mesmo realizar alguma meta pessoal. 

“Das 10 categorias, sete têm também representantes indígenas. Precisamos dar cada vez mais visibilidades às ações com foco na população negra e indígena, que já estão fazendo a igualdade racial na prática até para mostrar e dar esperança de que a construção de uma sociedade mais igualitária pós-pandemia é possível”, afirma Luana Génot, fundadora e Diretora-Executiva do ID_BR.” Conclui, ela.

Os finalistas do prêmio são:

Cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que geram impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial. 

Agências e empresas que produzem peças e filmes que tratam da temática racial. As peças deverão ter sido lançadas em 2020. 

Pessoas e veículos de comunicação que pautam com frequência e relevância assuntos de temática racial. Podem ser jornalistas, colunistas, produtores de conteúdo, apresentadores, de qualquer cor ou raça. 

Influenciadores digitais negros e indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais.  

Pilar Educação

Iniciativas que buscam promover a Igualdade Racial por meio da educação, criando novas formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado. 

Pessoas negras e indígenas que, por meio do seu trabalho, inspiram outros negros e indígenas a criarem narrativas. Esta categoria também tem o objetivo de homenagear grandes nomes que se tornaram referência de representatividade no Brasil, independentemente da área de atuação. 

Grandes pensadores, escritores, doutores e estudiosos negros e indígenas sobre a temática racial. 

Pilar Empregabilidade

Empresas que possuem práticas em prol da equidade racial, desde programas internos e grupos de trabalho até posicionamentos perante o público externo. 

Pessoas negras e indígenas que possuem status de liderança em suas áreas de atuação e são referência para o mundo corporativo.

Empreendedores negros e indígenas que possuem negócios inspiradores e de sucesso e que geram impacto no seu grupo racial.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile