Com o objetivo de capacitar mais profissionais negros no mercado de energia, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), por meio da Universidade Setorial (UnIBP), prorrogou até o próximo domingo, 23 de agosto, as inscrições para a Trilha Ziga de Desenvolvimento para o Setor de Energia. O programa é gratuito, oferece bolsa-auxílio de R$ 700 mensais e quer transformar a presença negra nos quadros técnicos e de liderança do setor no estado do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas diretamente no portal oficial da UnIBP.
Para garantir que a oportunidade chegue a mais talentos e contemple trajetórias diversas, o IBP promoveu mudanças estratégicas no edital. O alcance do programa foi expandido para candidatos de todo o estado do Rio de Janeiro e a exigência de um tempo máximo de formado após a conclusão do ensino superior foi derrubada, permitindo a participação de profissionais em diferentes etapas da vida acadêmica e profissional.
Notícias Relacionadas

“A trilha é uma resposta concreta do setor de energia à necessidade de diversificar suas lideranças e seus quadros técnicos. É um esforço que o IBP conduz junto às empresas parceiras TotalEnergies e TBG, articulando ações que ampliem o acesso de profissionais negros a oportunidades qualificadas no setor de petróleo, gás e biocombustíveis”, destaca Victor Montenegro, diretor-executivo corporativo interino do Instituto.
A formação conta com o apoio das gigantes TotalEnergies e TBG e disponibiliza 12 vagas. Com duração de três meses, o curso será realizado na modalidade a distância (EAD), com aulas ao vivo no período noturno — facilitando a rotina de quem precisa conciliar o estudo com o trabalho.
A grade curricular abrange o panorama geral da indústria de energia, aulas de inglês e desenvolvimento de soft skills. Os alunos também passarão por dinâmicas de networking e construirão um projeto prático focado em solucionar desafios reais do setor. Para garantir a permanência e o apoio financeiro aos participantes durante o percurso, cada selecionado receberá uma bolsa-auxílio de R$ 700 mensais.
Ao final do programa, os alunos aprovados passam a integrar o Hub de Talentos da UnIBP, ficando visíveis para conexões diretas de carreira com grandes empresas do mercado.
Quem pode participar e como funciona a seleção
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
- Autodeclarar-se pessoa preta ou parda (negra);
- Ter no mínimo 18 anos de idade;
- Residir em qualquer município do estado do Rio de Janeiro;
- Possuir ensino superior completo (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) em instituição reconhecida pelo MEC.
A seleção será feita em quatro fases: inscrição, aplicação de provas, entrevistas e avaliação por uma comissão de heteroidentificação.
Sobre o Programa de Diversidade ZIGA
Criado em 2023 pelo IBP, o Programa Ziga consolida as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) voltadas para o pilar racial dentro da indústria de energia. A iniciativa é mantida em conjunto com o Grupo de Trabalho de Raça e Etnia, vinculado à Comissão de DE&I do IBP, mobilizando empresas parceiras para abrir portas e construir uma representatividade efetiva em toda a cadeia produtiva do setor.