Mundo Negro

Hipertensão: Negros tendem a desenvolver níveis de pressão arterial mais altos que brancos

Foto: iStock.

O 17 de maio é marcado pelo Dia Mundial da Hipertensão. Também conhecida como ‘pressão alta’, é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro e rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Vários fatores, como o consumo de bebidas alcoólicas, uso excessivo do cigarro, consumo excessivo do sal, obesidade, estresse e falta de atividade física influenciam nos níveis de pressão arterial. Além desses fatores de risco, pesquisas apontam que a incidência da hipertensão é maior em indivíduos negros no Brasil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a pesquisa Racial Disparities in Risks of Stroke, desenvolvida pelo cardiologista Wilson Nadruz Júnior, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, junto com pesquisadores da Harvard Medical School, a hipertensão é mais persistente entre negros. O fato pode ser explicado para além das condições genéticas, já que no Brasil, a população negra tende a viver em condições socioeconômicas mais difíceis que a população branca, dificultando, dessa forma, a adoção de medidas saudáveis no cotidiano. Segundo o informativo ‘Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil’, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os negros estão entre os 75% mais pobres do país.

Notícias Relacionadas


Foto: Aniele Nascimento / Agencia de Noticias Gazeta do Povo

O principal fator de risco para o AVC (Ataque Vascular Cerebral) é a hipertensão arterial, descrita como a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência de derrame, o que resulta em mais de 100 mil óbitos por ano. Especialistas enfatizam que a melhor maneira de lidar e evitar problemas associados à pressão alta se faz com a adoção de medidas saudáveis no cotidiano.

A hipertensão pode acontecer em qualquer idade, mas é comum seu aparecimento na fase adulta e em pessoas idosas. Medir a pressão é a única maneira de diagnosticar a doença. Buscar ajuda médica é fundamental em todos os casos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile