Mundo Negro

Handemba Mutana, Líder do TikTok for Good Brasil, destaca ações para enaltecer a comunidade negra na plataforma

Foto: Divulgação

No dia 3 de abril aconteceu a UNESCO promoveu a 3ª Edição Global da Master Class contra o Racismo e a Discriminação em Paris, na França. O evento contou com a participação da criadora de conteúdo Andressah Catty, que foi conectada à Gabriela Ramos, Diretora-Geral Adjunta de Ciências Sociais e Humanas da UNESCO através da #TrendPretaTemPoder, criada pelo TikTok para enaltecer a potência e dar visibilidade para a comunidade negra de criadores e seu alinhamento com a missão do TikTok For Good,  programa global de conteúdo de impacto social da plataforma.

Em entrevista para o Mundo Negro, o Líder do TikTok for Good no Brasil, Handemba Mutana Poli dos Santos falou sobre o trabalho que a divisão de impacto social da plataforma tem realizado para contribuir de maneira positiva com temáticas raciais. “No TikTok for Good buscamos promover a conscientização, sustentabilidade e a abordagem de causas relacionadas a grupos sub-representados e comunidades das periferias e utilizamos a plataforma para promover mudanças positivas na sociedade”.

Notícias Relacionadas


“Além de destacar criadores como Andressah Catty, estamos comprometidos em fornecer recursos, suporte e oportunidades da empresa para que suas vozes e causas sejam amplificadas”, contou. Ele ainda destacou o poder de alcance da trend frente ao trabalho dos criadores de conteúdo: “Desde seu lançamento, a #TrendPretaTemPoder teve um impacto não só na comunidade do TikTok, mas também na vida real de criadores de conteúdo da plataforma. Por exemplo, as criadoras de conteúdo Kananda Eller e Andressah Catty participaram do evento de lançamento da #TrendPretaTemPoder em Salvador e pela visibilidade e engajamento com a temática racial, ambas foram convidadas pela Fundação Palmares para participar do evento ‘Diálogos Palmarinos’, em Maceió, e conhecer o projeto ‘Vamos Subir a Serra’ no parque Memorial Quilombo dos Palmares”, revelou.

“No último evento da #TrendPretaTemPoder, Andressah Catty conheceu a Diretora Adjunta da Unesco, Gabriela Ramos, que protagonizou o primeiro vídeo postado pela conta da Unesco no TikTok e também foi convidada para participar da masterclass de Combate ao Racismo em Paris, junto com outros criadores do TikTok, como Khaby Lame. A participação dela foi um grande sucesso. A trend inspirou conversas importantes sobre representatividade, fortalecimento de conexões, empoderamento e justiça racial, gerando oportunidades e alcançando um público vasto e diversificado”, lembrou o líder.

Handemba pontuou que “Através de conteúdo educativo, campanhas de conscientização e iniciativas de apoio à comunidade” o TikTok tem contribuído com questões raciais, que podem impactar toda a comunidade que utiliza a rede social. “O TikTok conta com uma comunidade extremamente diversa, o que contribui para o seu papel em promover discussões importantes, como é o caso de questões raciais, por exemplo. Através de conteúdo educativo, campanhas de conscientização e iniciativas de apoio à comunidade, estamos capacitando os usuários a aprender, se engajar e agir contra o racismo. Além disso, os conteúdos da plataforma já demonstraram por diversas vezes como podem sair dos limites do aplicativo e impactar na cultura da população, sendo assim, estamos comprometidos em continuar ampliando vozes e perspectivas diversas, criando um ambiente inclusivo”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

Sair da versão mobile